A Resolução 586, de 29 de agosto de 2013, é fundamental na medida em que permite ao farmacêutico prescrever medicamentos que, mesmo sendo limitados, resolvem a problemática de vários pacientes. ... “Prescrever medicamentos não é apenas escrever o nome de um fármaco e sua respectiva posologia.
“terapêutica caracterizada pela utilização de plantas medicinais em suas diferentes preparações farmacêuticas, sem a utilização de substâncias ativas isoladas, ainda que de origem vegetal”.
Na prescrição de fitoterápicos, as plantas medicinais devem ser identificadas pelo nome científico (gênero e espécie), seguida da parte da planta que os estudos mostraram eficácia. Devemos ainda colocar se esta planta possui alguma padronização ou concentração e depois a dose.
Para exercer a profissão de farmacêutio homeopata e necessário ter cursado a disciplina de Homeopatia, com a duração de no mínimo 60 horas, em curso de graduação de farmacêutico, e realizado estágio, de no mínimo 120 horas, em manipulação e dispensação de medicamentos homeopáticos na própria instituição de ensino ...
Enfim, para se tornar uma homeopata, é necessária a formação em Medicina. A remuneração, portanto, é a de um médico, que varia de acordo com o vínculo de trabalho e o número de clientes, caso a pessoa mantenha consultório particular.
Trata-se a doença e seus sintomas como foco. Na homeopatia, o médico homeopata vai buscar a raiz do problema, o que ocasionou aquele sintoma ou doença, e vai tratar essa fonte. Assim, a homeopatia vê o paciente e o trata como todo e não apenas em partes isoladas, buscando restabelecer o equilíbrio do corpo.
O médico homeopata perguntará sobre o sono, sonhos, sobre a alimentação do paciente, como ele gosta dos alimentos e dos temperos. Perguntará também como reage às condições e mudanças climáticas, ao nível do mar, frio, calor, umidade, etc.