A Proteção Catódica é uma técnica usada para controlar a corrosão de uma superfície metálica, tornando-a o cátodo de uma célula eletroquímica. Um método simples de proteção conecta o metal a ser protegido a um "metal de sacrifício" mais facilmente corrosível para atuar como o ânodo.
A técnica consiste em energizar suavemente as instalações a serem protegidas, de modo a eliminar totalmente os processos corrosivos. Essa energização pode ser conseguida com o auxílio de ânodos galvânicos de magnésio, zinco ou alumínio (proteção catódica galvânica).
Sistemas de proteção catódica de corrente impressa Os sistemas de corrente impressa usam anodos de um tipo que não se dissolve facilmente em íons metálicos, mas sustentam uma reação alternativa, a oxidação dos íons de cloreto dissolvidos. A energia é fornecida por uma unidade de alimentação CC externa.
Como é feita a galvanização eletrolítica? A técnica também conhecida como zincagem eletrolítica, tem seu início na aplicação do zinco através de uma corrente elétrica. Dessa maneira, o material é transferido do anodo para o aço carbono negativamente carregado.
A Galvanização é o processo de aplicação de uma camada protectora de Zinco ou ligas de Zinco a uma superfície de aço ou ferro de modo a evitar a corrosão destes. O método mais comum é a Galvanização por imersão a quente no qual as peças ou estruturas são mergulhadas num banho de zinco fundido.
Na galvanização a quente, a fixação do zinco no metal ocorre através do calor. Já na galvanização eletrolítica, o zinco adere ao metal com a ajuda de energia elétrica.
Enquanto que, na Galvanização a Fogo, é feita quando peças em aço carbono ou ferro fundido são imergidos em um tanque com zinco fundido (bem quente!). A difusão do zinco na rede cristalina da peça oferece uma proteção muito mais duradoura do que na Galvanização Eletrolítica.
A galvanização eletrolítica, deixa a superfície mais lisa e brilhante. E em comparação com a galvanização a fogo, a eletrolítica tem um custo mais baixo. Oferece uma alta resistência ao material e tem boa aderência na pintura.
O processo de revestimento do aço por estanho é geralmente realizado por imersão. No caso do ferro, a proteção contra corrosão mais comum é feita pela deposição de zinco metálico. O zinco possui a característica de oxidar mais rápido que o ferro. ... Então, enquanto houver zinco, o ferro não será oxidado.