Precisamente por ser o advogado o intermediário obrigatório entre as partes e o juiz, por ser quem fundamenta os pedidos e instrui o processo, é que sua função é considerada como serviço público, pelo Estatuto da OAB (artigo 2º), e indispensável à administração da Justiça, pela própria Constituição.
O advogado é indispensável à administração da Justiça. ... No seu ministério privado, o advogado presta serviço público e exerce função social. § 2º. No processo judicial, o advogado contribui na postulação de decisão favorável ao seu constituinte, ao convencimento do julgador, e seus atos constituem múnus público.
Resposta. a advocacia e instrumento da justica ele da a garantia das pessoas de buscarem seu direito atraves dela, os advogados tem varios direitos estabelecidos em leis como no seu proprio estatuto da oab.
Seja através da arbitragem, da conciliação ou da mediação, cabe aos profissionais do direito e, principalmente, ao advogado, utilizar as técnicas de negociação, a fim de contribuir para o bom relacionamento entre as partes, para a conseqüente solução dos conflitos ou o não surgimento do litígio em juízo.
Parágrafo único – São deveres do advogado; I – preservar, em sua conduta, a honra, a nobreza e a dignidade da profissão, zelando pelo seu caráter de essencialidade e indispensabilidade; II – atuar com destemor, independência, honestidade, decoro, veracidade, lealdade, dignidade e boa-fé; ...
Em meio a uma sociedade cada vez mais complexa, o papel do advogado está em garantir e cumprir os direitos de seus clientes. ... Pois a advocacia é função indispensável para realização da justiça e do Estado democrático de direito. E o povo sozinho não consegue se valer dos seus direitos.
Segundo a docente, o advogado tem um importante papel junto à sociedade, no sentido de prestar uma função social, de cuidar dos direitos das pessoas que a ele confiam seus anseios e seus problemas, vindo a colaborar com os demais órgãos encarregados dessa prestação.
Há décadas a Ordem dos Advogados do Brasil vem lutando por um Estado de Direito, sempre pensando no cidadão e na efetiva eficácia da Constituição Federal. ... Constitui função social da OAB zelar pelos direitos e garantias dos cidadãos, participando de forma ativa na construção de uma sociedade mais igualitária e livre.
São funções básicas da administração: planejamento, execução, controle e direção. organização, controle, avaliação e revisão.
As quatro funções administrativas são planejar, organizar, dirigir e controlar. Elas compreendem um grande universo de ações que o gestor deve tomar para manter a organização no rumo certo.
A sociedade de advogados é uma sociedade simples, com personalidade de pessoa jurídica de direito privado. Nesse sentido, ela tem fins lucrativos que envolvem a prestação de serviços técnicos especializados no ramo do Direito.