O Batismo constitui o nascimento para a vida nova em Cristo, a porta da vida no Espírito. O rito essencial do Batismo consiste em mergulhar na água a pessoa ou derramar água sobre a cabeça, invocando a Santíssima Trindade, isto é, realiza este nascimento a partir da água e do Espírito.
A Crisma, segundo a doutrina da Igreja Católica, é um sacramento da Igreja Católica em que o fiel recebe, através da ação do bispo, uma unção com o Crisma (óleo de oliveira). ... Ao receber o sacramento da confirmação, o crismando afirma, por conta própria, que é membro da fé católica.
Ela é uma espécie de ratificação do Batismo e assim sendo, o Espírito Santo, na visão dos católicos, lhes concede na Crisma a fortaleza necessária para continuar exercitando sua fé, vencendo os obstáculos cotidianos e buscando a purificação espiritual.
Não me lembro se fui crismado… Por isso, a primeira coisa a fazer é contatar a paróquia onde foi batizado e pedir para ver no assento de batismo se está averbado o Crisma. Caso não esteja é um indício forte de que não foi crismado.
Passo a passo para tirar a segunda via do batistério
Crismado vem do verbo crismar. O mesmo que: alcunhado, apelidado, cognominado.
Da mesma maneira, se o jovem já possui idade para a Crisma, mas ainda não foi batizado, este poderá entrar no curso deste sacramento e realizar ao mesmo tempo os dois sacramentos anteriores. É preciso marcar com antecedência o processo de batismo, que pode ser feito de forma comunitária ou individualmente.
No rito da Crisma, o Bispo irá colocar sua mão na testa do crismando, e somente com o óleo da crisma que foi bento na quinta-feira santa, ele irá ungir o mais novo soldado de Cristo.