Imigrante é aquele que imigra, ou seja, aquele que entra em um país estrangeiro, com o objetivo de residir ou trabalhar. O imigrante é visto pela perspectiva do país que o acolhe, é o indivíduo que veio do exterior.
No caso desse artigo, imigrante é toda pessoa que imigra. Isso significa aquele que entra num outro país para trabalhar e residir. Assim como, do ponto de vista do país em que ele entrou, todo imigrante é visto como o estrangeiro que veio de outra nacionalidade.
Com tantas notícias sendo relatadas mundo afora, é hora de abordamos mais sobre os imigrantes. Desde as pessoas aqui referidas, seu conceito e as diferenças entre as ações de deslocamento entre as populações, viaje com a gente num artigo mais que atual!
A imigração é um assunto recorrente, a julgar pela forma polêmica que certos países escolhem para lidar com o tema. Os Estados Unidos costumam enxergar a imigração como algo prejudicial para a sua economia e política como todo. Veja o Significado de Deferido: O Que é, Conceito, Definição.
Existem critérios que estabelecem a permanência legal de um imigrante no território escolhido. Eles vêm a partir das “leis de imigração”. Essas determinações são estabelecidas em cada país, ou seja, são independentes de órgãos internacionais.
Ainda nesse século, surgiu outro movimento no Brasil: a chegada de açorianos em terras do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e até da Amazônia. Como resultado, esses imigrantes acabaram fundando núcleos e centros se tornariam importantes cidades.
Mas, até que Trump assumisse o governo, não se segui a regra à risca. Ainda durante a campanha, Trump prometeu atuar mais incisivamente nesse ponto, inclusive deportando os imigrantes sem visto. A construção de um muro para separar o México dos Estados Unidos também foi sinalizada.
Mas, se você quer se referir a um brasileiro que sai daqui para viver em outro país qualquer, utilize o termo “emigrante”. Dessa forma, todo brasileiro que está por aqui precisará usar a expressão “emigrante” quando for se referir a demais brasileiros que saíram de nosso território.
A palavra imigrante se refere a uma pessoa que vem residir num país que não é o seu. Imigrante tem como ponto de referência o local de destino, ou seja, a entrada num novo país.
Com a chegada dos imigrantes, também foram implementados novos hábitos e técnicas modernas, como o hábito de consumir mais verduras e legumes e uso da rotação de cultura. Sem contar toda a influência cultural que os imigrantes ainda trouxeram na bagagem!
Todos os dois fenômenos são caracterizados pelo abandono espontâneo do país de origem para se estabelecer em outro. Ou seja, nada é imposto por ninguém. Tudo parte de uma vontade única e exclusiva da pessoa envolvida.
Qual o significado de imigrante? Essa é uma pergunta bastante recorrente, sobretudo quando se leva em consideração a semelhança da palavra com ‘emigrante’. Para que não exista mais nenhuma dúvida, preste atenção nesse artigo!
É muito comum, ao falarmos em fatos históricos, ouvir palavras como imigração, migração e emigração. Saiba que esses termos têm ligação entre si. Mas, apesar de estarem no mesmo nível semântico, eles apresentam significados diferentes.
As duas palavras se classificam como parônimas. Isso quer dizer que elas possuem uma escrita e uma pronúncia muito semelhantes. Apesar disso, possuem significados e sentidos totalmente diferentes.
Isso por que a maioria dos imigrantes por aqui começou a ficar muito ligada à mão-de-obra utilizada na lavoura de café. Tudo graças à iniciativa de fazendeiros e do próprio governo.
O fenômeno da imigração no Brasil começou a ser mais significativo em 1808, com a vinda da família real e a abertura dos portos. Mais tarde, em 1850, o número de imigrantes subiu quando cessou o tráfico de escravos. A maior parte dessa vinda de imigrantes para o país esteve ligada à necessidade de mão de obra para a lavoura cafeeira e foi uma iniciativa do Estado ou de particulares, principalmente de fazendeiros.
Desde o ano de 2014, ainda no governo de Barack Obama, a imigração passou a ser vista como crime, inclusive, envolvendo até detenção, pelo menos até que o processo fosse julgado. Essa medida tinha o intuito de desencorajar os imigrantes.
Imigrante e emigrante são substantivos e adjetivos de dois gêneros, apresentando sempre a mesma forma, quer no gênero feminino, quer no gênero masculino:
O Brasil passou a receber imigrantes de diversos países, sendo Portugal, Itália, Espanha, Alemanha e Japão os principais deles. Isso explica a característica cultural deixada em cada lugar escolhido por esses grupos de pessoas.
Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), as famílias não devem ser consideradas criminosas por tentar entrar em um país, sobretudo nos Estados Unidos. Elas também não precisam ter sua liberdade privada enquanto aguardam o processo judicial.
É certo que esse movimento de imigrantes portugueses para cá até foi relativamente pequeno, embora tenha crescido muito no século seguinte até atingindo números expressivos já por volta do século XVIII.
Mas foi em 1934 que o número de imigrantes começou a diminuir crescentemente no Brasil. Isso ocorreu devido à Constituição da época, que estabelecia medidas que restringiam a chegada de mais estrangeiros.