As fontanelas ou fontículos são espaços situados entre os ossos do crânio dos recém-nascidos e fetos. ... Desaparecem quando se completa a ossificação dos ossos do crânio.
A sutura sagital une os dois ossos parietais do crânio. SUTURAS CRANIANAS – são articulações fibrosas, constituídas por várias camadas de tecido conjuntivo denso, que se encontram entre os ossos do crânio, estabelecendo ligações entre esses ossos.
Existem três tipos de articulações fibrosas: sutura, sindesmose e gonfose. As suturas, que são encontradas somente entre os ossos do crânio, são formadas por várias camadas fibrosas, sendo a união suficientemente íntima de modo a limitar intensamente os movimentos, embora confiram uma certa elasticidade ao crânio.
O osso hioide é um osso em forma de U que não se articula com nenhum outro osso, se localiza na parte anterior do pescoço e participa em funções importantes como deglutição, fala, mastigação e respiração. Para se manter estável, o osso hioide está suspenso por ligamentos, fascias e músculos.
Close do osso hioide. O osso hioide (pré-AO 1990: osso hióide) (em latim Os Hyoideum) é um osso que fica na parte anterior do pescoço, abaixo da mandíbula e à frente da porção cervical da coluna vertebral. Não está articulado com nenhum outro osso, apenas com músculos.
II. A curvatura acentuada dos arcos dentários e a sobreposição da imagem do osso hioide sobre a mandíbula são indicativas de que o plano oclusal do paciente estava inclinado para baixo durante a exposição radiográfica.
A faringe é uma passagem muscular para alimentos e ar, conectando as cavidades nasais e oral com o esôfago e a laringe. A última é mais comumente conhecida como caixa vocal, e consiste em várias cartilagens, membranas, ligamentos e músculos.
Membros inferiores: Os membros inferiores são constituídos pelo fêmur (osso da coxa), tíbia e fíbula (ossos da perna), patela (osso do joelho), tarsos, metatarsos e falanges (ossos dos dedos). Cintura pélvica: A cintura pélvica é constituída pelos ossos do quadril, também chamados de ossos pélvicos.
Cada osso do quadril é formado por três ossos, que são fusionados em adultos: o ílio, ísquio e púbis.
A perna é dividida em três compartimentos: anterior, posterior e lateral. O grupo muscular anterior inclui: tibial anterior, extensor longo do hálux, extensor longo dos dedos e o fibular/peroneal terceiro. O compartimento posterior consiste em sete músculos no total, divididos nos grupos superficial e profundo.
Os membros inferiores são conectados ao tronco pelo cíngulo do membro inferior (ossos do quadril e sacro).
Os ossos do membro inferior são: os três componentes fundidos do cíngulo do membro inferior; o fêmur e a patela (coxa); a tíbia e a fíbula (perna); o tarso, o metatarso e as falanges (pé).
O cíngulo do membro superior (clavícula e escápula) une os ossos do membro superior à caixa torácica. Enquanto o cíngulo do membro inferior (ossos do quadril) está bem fixado ao esqueleto axial, o cíngulo do membro superior é extremamente móvel.
O cíngulo do membro superior pode ser chamado de cintura escapular e é formado pela clavícula e pela escapula. Possuímos duas cinturas escapulares, uma de cada lado do corpo. A função da cintura escapular é garantir que o membro superior ligue-se ao tórax. (Veja também o cíngulo do membro inferior.)
Resposta. >>O que liga o esqueleto axial aos membros inferiores é o cíngulo do membro inferior, que é composto pelos ossos do quadril: ílio, ísquio e púbis e também o sacro. ... Os membros superiores são compostos por úmero, rádio, ulna, ossos do carpo, ossos do metacarpo e pelas falanges.
'O membro inferior é formado por cintura pélvica, coxa, perna e pé. ... É formada por 62 ossos. Os membros inferiores são mais fortes e resistentes que os superiores pois eles fazem o processo de locomoção,sustentação do corpo e postura.
A principal função do membro superior está relacionada à movimentação da mão, permitindo a elaboração de movimentos altamente complexos e delicados. O membro superior está ligado ao esqueleto axial por ossos que constituem o cíngulo do membro superior ou cintura escapular.