Estuda o homem como animal biológico: suas origens; a evolução do homem primitivo ao homem moderno, destacando as diferenciações raciais. É o estudo da biologia humana dentro da evolução, com ênfase na interação entre a biologia e a cultura.
A disciplina Fundamentos Antropológicos da Educação tem como objetivo refletir e investigar as relações entre a sociedade, o indivíduo e a cultura, na contemporaneidade, focalizando com especial relevo a "educação" e a "escola", suas funções e relações com a sociedade, o conhecimento e a construção de identidades ...
A disciplina Fundamentos Antropológicos e Sociológicos consta no rol das disciplinas consideradas universais por possibilitar a quem a ela se dedique a cons- trução de utensilagens mentais que favorecem a compreensão do homem enquan- to ser cultural e social, bem como da sua relação com a sociedade e tudo que dessa ...
Aborda o caráter uno e plural da experiência humana, as diferentes formas de organização societária, a articulação entre sociedade, cultura e educação com ênfase nas sociedades contemporâneas. ...
A questão chave da antropologia é a busca por melhores condições de analisar as linguagens, códigos, crenças, valores de um grupo, compartilhando com as demais ciências humanas, como a sociologia, história etc, dados pertinentes para fundamentar a pesquisa de trabalhos futuros.
Etimologicamente, o termo antropologia deriva das palavras gregas “anthropos” (ser humano) e “logos” (ciência, estudo, conhecimento) e significa o estudo do ser humano. ... Tem seu foco de interesse voltado para o conhecimento do comportamento cultural humano, adquirido por aprendizado social.
Antropologia cultural: é uma vertente mais ampla e busca compreender como se formaram as culturas dos diferentes grupos humanos, tomando cultura como um conjunto de hábitos, costumes, valores, religião, arte, culinária etc.
Antropologia é o estudo do homem como ser biológico, social e cultural.
A antropologia é o estudo dos humanos e da maneira como vivem. A sociologia estuda as maneiras como grupos de pessoas interagem entre si e como seu comportamento é influenciado por estruturas sociais, categorias (raiva, gênero, sexualidade) e instituições.
Conceito antropológico de cultura De acordo com a Antropologia, o conceito de cultura diz respeito a um conjunto de significados que dão sentido a uma sociedade. A partir daí, temos os valores, as crenças, os costumes e os outros aspectos que contribuem para a construção da identidade cultural de um grupo.
A cultura era conceituada como resultado do pensamento racional do homem, manifesto em diferentes graus, dentro de uma escala evolucionista. Encarava-se a história cultural como processo unilinear e universal, cujas expressões peculiares a cada sociedade, em dado momento, refletiam o seu estado de desenvolvimento.
Boas introduziu o paradigma do relativismo cultural, que combate a classificação hierarquizante das culturas com base nas suas diferenças culturais, foi pioneiro no método etnográfico, em que a convivência do pesquisador com o povo estudado é parte do processo de pesquisa.
Para a antropologia a cultura pode ser definida como um “complexo que incluí crenças, arte, moral, lei, costumes, ou qualquer hábito adquirido pelo homem em sociedade”.
Franz Boas deixou uma enorme quantidade de obras, entre elas, destacam-se: “A Mente do Homem Primitivo” (1911), obra que foi considerada um dos textos fundamentais da Antropologia, “Handbook of Americanan Indian Languages, uma importante contribuição no campo das línguas pré-colombianas, “Raça Linguagem e Cultura” ( ...
Significado de Difusionismo substantivo masculino Difusão ou troca de aspectos culturais entre povos distintos. ... Etimologia (origem da palavra difusionismo).
Na visão evolucionista "cultura" era um atributo das sociedade ditas "civilizadas", nessas medidas outras sociedades não teriam cultura, mas Boas fala em "culturas" no plural, reconhecendo que cada sociedade constrói sua cultura e que é impossível determinar uma hierarquia entre essas diferentes "culturas".
Os esforços de Boas na antropologia cultural eram sumariamente três: separar o conceito de cultura do conceito de raça, entender a importância da linguagem para a formação da cultura, e promover uma análise relativista da cultura, que evitasse o etnocentrismo.
Boas negou esse modelo de explicação baseado na evolução de estágios culturais, adotando, por outro lado, uma perspectiva particularista que via cada cultura como algo único. Desse modo, as diferenças entre culturas não eram mais interpretadas por um suposto grau de avanço rumo ao progresso.
Uma das contribuições teóricas mais importantes de Franz Boas à antropologia foi um novo olhar para o estudo da cultura. ... Isso resultou em antropólogos focando mais as particularidades de cada sociedade em vez de comparar culturas para fazer generalizações conjecturais.
Benedict conclui que as culturas são configurações de crenças, atitudes, conhecimentos e emoções que caracterizam uma sociedade. Isso não é uma mera acumulação, mas um conjunto inter-relacionado que forma padrões de cultura particulares.
Segundo Geertz, a cultura é a própria condição de existência dos seres humanos, produto das ações por um processo contínuo, através do qual, os indivíduos dão sentido à suas ações. Ela ocorre na mediação das relações dos indivíduos entre si, na produção de sentidos e significados.