O termo caboclo na língua portuguesa refere-se ao mestiço de branco com índio, mas na Umbanda, significa os espíritos que assumem a figura do indígena para atuar na espiritualidade de terreiro. ...
Os caboclos da Umbanda são espíritos de muitas virtudes espirituais, tais como a determinação, a lealdade e a honestidade, mas que necessitam desenvolver a caridade e o amor ao próximo. Daí a sua participação nas sessões de Umbanda, onde procuram auxiliar as pessoas em dificuldades e desse modo evoluir espiritualmente.
O mestiço de branco com caboclo é o cariboca ou curiboca sendo denominação utilizada também pelos filhos de brancos e índios.
Já o Caboclo Rompe-Mato é um caboclo de Ogum, que recebe irradiação de Oxóssi, para os antigos é o mesmo que dizer que é um caboclo que trabalha com a força de Ogum, mas faz suas entregas pra Oxóssi.
São considerados espíritos de índios que já morreram e que viraram guias de luz que voltam à Terra para prestar a caridade ao próximo. Ou almas de pessoas que assumiram a roupagem fluídica de caboclo como instrumento de ideal. São da Linha das Matas.
Entre os seus objetivos está a formação sacerdotal e iniciática dos sacerdotes da vertente de umbanda praticada pelo seu fundador, chamados Comandantes Chefes de Terreiro. ...
Para realizar a constituição de estatuto social da entidade filantrópica, bem como seu registro em cartório e na Federação Umbandista Caminho dos Orixás, é necessária a composição de uma diretoria de no mínimo (5) cinco pessoas que ocuparão os seguintes cargos: Presidente, Vice Presidente, Secretário, Tesoureiro e ...
Caboclo Arranca Toco é um caboclo muito conhecido mas alguns desconhecem sua origem, este guia é o chefe da falange dos Caboclos de Obaluaye, esses caboclos são raros, pois são espíritos dos antigos "bruxos" das tribos indígenas.
Ventania era caçador e Shaman de sua tribo, pois aos homens fortes em enfrentar ursos e bisontes ou bisões (uma espécie de Búfalos ) acreditavam eles que os deuses davam a estes caçadores força espiritual para praticar tal bravura.