Significado de Sarampo substantivo masculino [Medicina] Doença infecciosa e febril, caracterizada por conjuntivite, coriza e erupção de manchas vermelhas na pele.
O sarampo é uma doença infectocontagiosa causada por um vírus pertencente à família Paramixoviridae e ao gênero Morbillivirus.
Resposta: A primeira vacina contra o sarampo foi introduzida no Brasil na década de 1960, mas, como o imunobiológico era importado do mercado internacional, sua distribuição era feita de maneira descoordenada e descontínua.
Sarampo é uma doença infecciosa grave, causada por um vírus, e pode ser fatal. A única maneira de evitar o sarampo é por meio da vacinação. Transmissão: O vírus se instala na mucosa do nariz e dos seios da face para se reproduzir e depois vai para a corrente sanguínea.
O sarampo é causado por um vírus altamente contagioso – 90% das pessoas sem imunidade que compartilham espaços com pessoas contaminadas contraem a doença. O sarampo é transmitido através do contato com gotículas do nariz, da boca ou da garganta da pessoa infectada, quando ela tosse, espirra e respira.
No sarampo, a febre vai aumentando por uns três dias, até aparecerem as manchas vermelhas que caracterizam a doença. “Naquela época, as mães acreditavam que era 'sarampo recolhido' e que ele precisava estourar. Para isso, punham um pano vermelho atrás da porta e davam chá de sabugueiro para a criança.
Segundo o Ministério da Saúde, as complicações do sarampo podem deixar sequelas, especialmente se contraído na infância, incluindo cegueira, surdez, diminuição da capacidade mental e retardo do crescimento.