A contaminação da amostra no momento da coleta é uma das principais causas de urina turva, isso porque nesse caso há normalmente grande quantidade de bactérias, que fazem parte da microbiota normal da região genital, células epiteliais e grande quantidade de muco, que é o que garante o aspecto turvo da amostra.
De forma geral, quatro principais filos colonizam o trato gastrointestinal humano: Bacteroidetes, Firmicutes, Proteobacteria e Actinobacteria representando 98% da microbiota intestinal. Sabe-se que mais de 90% da composição bacteriana intestinal considerada saudável é representadas por Bacteroidetes e Firmicutes.
Os remédios que melhoram a flora intestinal são os probióticos. Estes remédios são pequenas cápsulas que contêm vários milhões de bactérias vivas que são ingeridas para chegar no intestino e ajudar a equilibrar a microbiota.
As bactérias benéficas que residem na flora intestinal ajudam a manter a saúde do organismo como um todo. São elas que permitem o bom funcionamento do intestino, facilitam o processo de digestão e previnem infecções, doenças do cérebro e o desenvolvimento de tumores responsáveis por alguns tipos de câncer.
Portanto, dizer “flora intestinal” está tão errado quanto dizer “fauna intestinal”. A expressão correta e usada cientificamente é microbiota intestinal, que se refere ao conjunto de microorganismos que habitam determinado ecossistema – no caso, você mesmo.
A microbiota intestinal, comumente chamada de Flora Intestinal é o grupo de bactérias que vivem no intestino, auxiliando em vários processos, como a digestão de alimentos e monitorando o desenvolvimento de microorganismos que causam doenças.
Os alimentos que ajudam a melhorar a flora intestinal