O Iodeto de potássio é indicado para o tratamento de problemas pulmonares como asma brônquica, bronquite, enfisema pulmonar, de deficiências nutritivas e para o tratamento de casos onde ocorreu uma exposição radioativa.
O Iodeto de Potássio é um sal branco cristalino, usado em fotografia e tratamento radioterápico. Encontra larga aplicação como fonte de iodo por ser menos higroscópico que o iodeto de sódio, tornando-o mais fácil de manipular.
Portanto teremos neste caso uma ligação iônica.
NaCl
Resposta. Ligação lônica pois o Sódio (Na) é metal e o Cloro(Cl) é ametal.
Cálcio possui 2 elétrons em sua camada de valência e é um cátion, doará dois elétrons para formar um composto com cloro, pois o cloro precisa receber 1 elétron, sendo 2 elétrons do Ca, precisará de 2 átomos de Cl. Formando uma ligação iônica (ligação entre um metal e ametal): CaCl2, cloreto de cálcio.
De acordo com a regra do octeto, o Mg perde 2 elétrons e o Cl ganha 1 elétron para ambos formarem o octeto. Para cada 1 átomo de Mg perdendo 2 elétrons, precisamos de 2 Cl ganhando esses 2 elétrons para ter um átomo neutro. Logo a fórmula é MgCl2.
Questão 2. Qual a fórmula do composto formado entre os elementos 20Ca40 e 17Cl35 e qual a ligação envolvida? CaCl, iônica.
A2B3
(UNESP) Qual a fórmula do composto formado pelos elementos 20Ca40 e 17Cl35 e qual o tipo de ligação envolvida? a) CaCl, iônica.
e) A2B2. anaflws está aguardando sua ajuda. Inclua sua resposta e ganhe pontos.
A3B3
Assinale a provável fórmula do composto formado entre entre19 K e 53 I :Escolha uma:a. K2I2b.
Verificado por especialistas. Podemos afirmar que a formula do composto formado na situação mediante a qual os átomos do elemento genérico M que formam cátions trivalente ligam-se com átomos do elemento Y pertence a família dos calcogênios é: M2Y3 . Y: forma ânion bivalente, Y2- (pertence à família 16, do oxigênio).
Al (Z=13): 1s² 2s² 2p⁶ 3s² 3p¹ - 3 elétrons na camada de valência. S (Z=16): 1s² 2s² 2p⁶ 3s² 3p⁴ - 3 elétrons na camada de valência. Ametal (recebe 2 elétrons). Fazendo a regra do "escorrega", onde as cargas do elemento serão a quantidade atômica do elemento oposto.
O composto formado será o Na₂S através da ligação iônica.
Olá! Essa pergunta é muito simples, basta vc fazer a distribuição eletrônica e vc chegará que o elemento A é um alcalino terroso (2A) e o B é um Halogênio ( 7A), ou seja, o elemento A é A^2+ e o B é B^1-. Portanto, o a fórmula do composto fica AB2 e está ligado por uma ligação iônica, espero ter ajudado.
Quando o elemento X (Z=12) se combina com o elemento Y (Z=9), temos como resultado um composto que possui fórmula e tipo de ligação, respectivamente: a) XY – iônica.
Na ligação iônica, um dos átomos é obrigatoriamente um metal, e o outro, um ametal ou o hidrogênio. Os princípios que fundamentam uma ligação iônica são apenas dois: a perda de elétrons por um átomo (de caráter metálico elevado) e o ganho desses elétrons por outro átomo (de caráter ametálico elevado).
Resposta. Resposta: XY, e ligação iônica.
Quando o elemento X (Z =19) se combina com o elemento Y (Z =17), obtém-se um composto, cuja fórmula molecular e cujo tipo de ligação são, respectivamente: a) XY e ligação covalente apolar.