Há de se levar em consideração o gosto de quem come a comida da pessoa que cozinha! Portanto, o correto seria 'sal a gostos', ou então 'sal em uma quantidade média entre os gostos dos comensais'. Na receita de picanha, a quantidade de sal é exata! Fácil de indicar na receita!
Não tem muito mistério. Gelo saborizado é muito usado na coquetelaria em outros países, mas aqui no Brasil também, apesar de não ser tão divulgado e conhecido assim. Eles podem ser feitos de frutas, sucos, especiarias e até mesmo ervas. Há quem coloque até em baldes de gelo pra ficar mais estético, bonito e afins.
Barmen ensinam a fazer cubos de gelo para preparar drinques em casa
Como fazer? O modo de fazer o seu gelo com sabor com frutas é bem simples! Basta escolher a fruta desejada, cortá-la em pequenos pedacinhos e colocá-los nas forminhas. Depois, é só preencher as forminhas com água mineral, suco ou água de coco e levá-las ao congelador.
Primeiro, leve a água ao fogo até aquelas bolhinhas bem pequenas no fundo do recipiente começarem a se formar (cerca de 60ºC). Mas não deixe ferver: você não quer incorporar gases. Em seguida, despeje tudo em uma forma e leve à geladeira (na parte de laticínios, a cerca de -3ºC) para que o congelamento seja lento.
Procedimento Experimental:
Tampe o liquidificador ou o processador e use a função “pulsar” para triturar o gelo, batendo-o até que não sobre nenhum cubo inteiro. Se o seu liquidificador ou triturador de alimentos não tiver a função “pulsar”, então use a velocidade mais alta em pequenos intervalos.
Encha uma bandeja de cubos de gelo com água e deixe-a flutuando no recipiente com água salgada dentro do congelador. O resultado será um cubo de gelo forte e sem rachaduras (sem que regiões de água tenham se formado dentro dele durante o processo).
Fazendo gelo rapidamente Para preparar o gelo rapidamente, ferva a quantidade de água desejada e a coloque no congelador. Aproximadamente 1 hora no congelador é o suficiente para você ter gelo.
Na verdade, essa é a melhor forma de gelar bebidas para a festa: um isopor grande, cheio de gelo. Para acelerar o processo, acrescente sal grosso e álcool. A medida ideal é a seguinte: 10 kg de gelo + 550g de sal grosso + 500 ml de álcool. Comece a gelar as bebidas quatro horas antes do início da festa.
Como Escolher a Melhor Forma de Gelo
Apesar de ser usada apenas com água, a forma de gelo de silicone precisa ser lavada com frequência. Portanto, entre uma leva e outra, é importante limpá-la. Ainda assim, lavar a forma de gelo de silicone é muito fácil. Basta usar água e sabão e deixar secar naturalmente.
O processo é o mesmo. Coloque todos os pedacinhos bem picados no fundo da forma, encha de água filtrada e leve ao congelador. Depois de algumas horas, só servir. Você pode tanto fazer gelo com polpa de fruta colorida quanto com corante comestível.
Encha os balões com água suficiente para fazer pequenas esferas. Pegue um balão, abra a boca dele e cubra a torneira. Ligue a água devagar até enchê-lo. O objetivo é ter água o suficiente para fazer um pequeno globo que você possa manusear facilmente com uma mão – não é preciso usar muita água.
Todo gelo é transparente?
Coloque o maracujá sobre uma superfície lisa e solte um pouco as sementes da polpa (para que não fiquem concentrados só em uma parte dos gelinhos). Junte ao gengibre coado, distribua em uma fôrma de gelo e congele. Quando os gelinhos estiverem firmes, desenforme e guarde em um saquinho dentro do freezer.
Isso ocorre porque a água se cristaliza durante o processo de congelamento. Esse processo de cristalização ocorre de forma mais eficiente onde não há impurezas. Como resultado, as impurezas são empurradas, na água ainda em seu estado líquido, para o centro do cubo, enquanto a água é congelada de fora para dentro.
Gelo em escamas: É fabricado utilizando a mesma água do gelo em cubo, mas seguindo recomendação da ANVISA e do INMETRO, o gelo em escamas é apropriado apenas para resfriamento e conservação de alimentos, por possuir uma área de contato maior entre o gelo e os produtos.
O gelo filtrado é comercializado na forma de cilindro ou cubo com uma abertura central e deve ser diferenciado, pelo consumidor, do gelo vendido em barra ou escamas, que só pode ser utilizado para resfriar produtos embalados, incluindo bebidas envasadas.
A medida que os cubos vão sendo retirados, uma alavanca é deslocada e, quando ela atinge sua posição mais baixa, ela toca em um disjuntor que vai ativar a válvula de água e iniciar um novo ciclo. Por isso a máquina só produz mais gelo quando há espaço para que ele seja armazenado.
O preço dos equipamentos varia de cerca de R$ 100 mil (capaz de produzir uma tonelada de gelo em 24 horas) a R$ 550 mil (capaz de produzir 60 toneladas em 24 horas). O empresário diz que o ramo de produção de gelo ainda é pouco conhecido, mas oferece diversas oportunidades de negócio.
Após ligar o equipamento na toma- da, pressione o botão POWER para ligar a máquina. 3. Selecione o tamanho de gelo deseja- do, pressionando a tecla SELECT para selecionar o tamanho de gelo: S para Pequeno ou L para Grande. NOTA: Por favor, selecione o (S) quan- do a temperatura ambiente for inferior a 15ºC.
A Máquina de Gelo detectará qualquer escassez de água no reservatório. Aguarde 3 minutos depois da luz indicadora se apagar, e então pressione o botão “Liga/Desliga”. Quando os cubos de gelo são coletados e alcançam o sensor do depósito de gelo, o indicador se iluminará.
No interior do reservatório da Máquina de Gelo há uma marcação que indica o nível máximo de água. Não a ultrapasse. A Máquina de Gelo iniciará automaticamente a produção de gelo quando a água tiver alcançado o nível.