O poema “Os Sapos”, de Manuel Bandeira, escrito em 1918, e publicado em 1919. ... Bandeira chama de sapos os poetas parnasianos que somente aceitavam a poesia rimada, formal, como os sonetos. Em “Os Sapos” ele também satirizou as reclamações dos poetas parnasianos e as comparou com o coaxar dos sapos num rio.
Tanoeiro significa pessoa que exerce profissão vulgar, logo sapo-toneiro é um sapo que realiza um trabalho vulgar. É bem martelado."
08 – Qual dos sapos caracteriza a vaidade excessiva de alguns parnasianos? O sapo-pipa.
(FEI-SP) São características do Parnasianismo, do qual Olavo Bilac é legítimo representante: predomínio da razão, individualismo. determinismo biológico, retorno à Idade Média. culto da forma, arte pela arte.
A poesia modernista de Manuel Bandeira está situada na chamada primeira geração modernista. Como característica dessa geração, é possível observar liberdade de criação, predominância de versos livres, aproximação entre a fala e a escrita, além de elementos regionalistas.
CARACTERÍSTICAS LITERÁRIAS A poesia de Manuel Bandeira nasce parnasiana e simbolista e, aos poucos, se distingue como "o melhor verso livre em português". O poeta transita do Parnasianismo ao Modernismo e experiências concretistas, conservando e adaptando os ritmos e forças mais regulares.
Um dos maiores poetas do modernismo, Manuel Bandeira é também considerado um clássico da literatura brasileira no século XX. Sua obra caracterizou-se pela simplicidade alcançada graças a um esforço de redução às essências, quer no plano temático, quer no da linguagem.
Manuel Bandeira (1886-1968) foi um poeta brasileiro. "Vou-me Embora pra Pasárgada" é um dos seus mais famosos poemas. Foi também professor de literatura, crítico literário e crítico de arte. Os temas mais comuns de sua obra são: a paixão pela vida, a morte, o amor, o erotismo, a solidão, o cotidiano e a infância.
13 de outubro de 1968
O objetivo do movimento modernista era romper com o tradicionalismo e se livrar dos paradigmas e das regras sobre como fazer arte que prevaleciam no momento. O Modernismo no Brasil apareceu como um movimento que prezava pela independência e valorização da cultura cotidiana brasileira.
Os poemas de Manuel Bandeira, mestre do verso livre na poesia brasileira, abordam temas prosaicos, como o cotidiano, a infância, a doença e a saudade. Quando o assunto é poesia brasileira, o nome de Manuel Bandeira está entre os mais lembrados pela crítica e pelo público.
A proposta modernista brasileira era a de “ver com olhos livres“, sem limitações, sem fórmulas, procurando soluções artísticas próprias e originais. O sentimento de liberdade de criação irmanava a todos os que participaram da Semana de Arte Moderna de 1922.
Movimento Modernista O Modernismo teve início no século XX e apresentou uma proposta inovadora nas formas de manifestações artísticas. Liberdade de expressão, subjetividade da obra, ruptura com os padrões estéticos do passado são algumas de suas caraterísticas.