A hipertrofia da concha nasal inferior (HCNI) é uma causa comum de obstrução nasal crônica. Embora esse aumento seja reversível em sua maior parte, ele pode persistir, como nos casos de rinite vasomotora, rinite alérgica ou hipertrofia compensatória ao desvio do septo.
O septo nasal junto ao soalho da fossa nasal apoia-se na maxila e, por vezes, há crescimentos ósseos que se projetam para a fossa nasal causando obstrução, o esporão septal. Relativamente à sua localização, em condições normais, o septo nasal deve estar devidamente centrado no nariz.
Classificação de Keros. A: Tipo 1 (lamela lateral cribriforme de 1 a 3 mm, placa cribriforme e o teto etmoidal estão praticamente paralelos). B: Tipo 2 (lamela lateral de 4 a 7 mm, placa cribriforme está mais abaixo da cavidade nasal em relação ao teto do etmoide).
Células etmoidais extramurais são estruturas que se pneumatizam e se desenvolvem projetando-se externamente ao corpo do labirinto etmoidal. Fazem parte deste grupo as células do agger nasi, as células frontais, as células etmoidais supraorbitais e as células de Haller e de Onodi.
O tipo III da classificação de Keros é o mais perigoso, pois há maior chance de lesão iatrogênica da lamela lateral da lâmina crivosa(6,8,9,12). Vários estudos(4,6,8-19) destacam a importância da análise do teto etmoidal e o seu valor na prevenção de complicações em cirurgia endoscópica.
O osso etmoide é um osso único e poroso que forma a área média do viscerocrânio e constitui a região médio facial do crânio. Ele contribui para o os limites da órbita, da cavidade nasal, do septo nasal e do assoalho da fossa craniana anterior.
A presença de um espessamento no revestimento mucoso de células etmoidais e seios maxilares pode indicar algum grau de sinusite ou outro tipo de processo inflamatório nesta região.
Introdução: O nariz torto ou o nariz com desvio é um nariz com um desvio da posição vertical reta da face. A pneumatização extensa da concha média, também chamada de concha bolhosa ou concha média bolhosa (CMB), é conhecida por ser um dos possíveis fatores etiológicos da obstrução nasal, sinusite recorrente e cefaleia.
Formação de cavidades ou de células com ar num tecido (osso mastoide ou etmoide, por exemplo).
Entende-se o desvio de septo como uma tortuosidade do septo nasal, osso e cartilagem que separam as narinas. Essa malformação pode acarretar obstrução da passagem de ar por um dos lados (ou ambos), e faz com que o paciente relate congestão nasal frequente, causando dificuldade de respirar pelo nariz.
Os pólipos nasais são formações carnosas da membrana mucosa nasal. Existe maior probabilidade de desenvolvimento de pólipos nasais em pessoas que têm alergia ou asma. Alguns dos sintomas causados por pólipos são congestão e obstrução nasal.
Como é feita a cirurgia A cirurgia para remover pólipos nasais normalmente é feita com anestesia geral ou local, com incisões na pele e/ou na mucosa da boca ou utilizando-se um endoscópio, que é um fino tubo flexível que é inserido através da abertura do nariz até ao local do pólipo.
O tratamento dos pólipos nasais costuma ser feito com corticoides em spray nasal, como a fluticasona, budesonida ou triancinolona. Esses fármacos podem causar retração e, em alguns casos, até desaparecimento dos pólipos.
Em alguns casos, usa-se anti-inflamatório para desinflamar a mucosa. Pode-se tratar também com corticoides em casos mais complexos e spray nasal. Há também vacinas para diminuir a sensibilidade. Azzam aconselha usar soro fisiológico de forma preventiva para limpar as vias nasais e prevenir crises de rinite.
O ideal nestas situações é evitar o uso de descongestionantes químicos por mais de 5 dias e substituí-las por soluções salinas naturais hipertônicas, que são soluções que contêm água do mar com um alto teor em sal, com propriedades descongestionantes como por exemplo a Vapomar da Vicks, Sorine H, Rinosoro a 3% ou ...
Tipos de tratamento Alguns medicamentos podem ser indicados pelo médico para reduzir o inchaço da carne esponjosa no nariz, como corticoides para aplicar nas narinas ou remédios anti-inflamatórios e anti-alérgicos para reduzir a inflamação e aliviar os sintomas da rinite alérgica.
Por isso, sempre que alguém está nessa situação, a ideia mais rápida que vem à cabeça para buscar alívio é recorrer à soros descongestionantes....Confira a seguir algumas ideias e experimente.
8 formas naturais para desentupir o nariz
Não aguenta mais esse problema? Siga as dicas para descongestionar as vias aéreas – e respirar aliviado.
A cebola se tornou popularmente conhecida como um "imã" de vírus e bactérias, funcionando como um descongestionante natural. Por isso, muitas mães e pais passaram a colocá-la cortada no quarto dos seus filhos resfriados durante a noite para que eles tenham um sono mais tranquilo.
Depois de cortada, o vegetal deve ser armazenado na geladeira em um pote fechado e deve ser consumido, no máximo, 2 dias. Depois desse período, ela começa a ficar com um cheiro ruim. Quer que ela dure mais? Pique a cebola e misture com sal e azeite: isso vai fazer com que ela dure cerca de 5 dias na geladeira.
Faça vapores com alho e acabe com o nariz entupido. Só precisa de três a cinco dentes de alho, uma panela com água a ferver e uma toalha de banho. Ponha a água para ferver numa panela, esmague os dentes de alho com o lado liso de uma faca, remova e deite fora as cascas.
Cortar a cebola em 4 partes e colocar a cebola para ferver juntamente com a água em fogo baixo. Depois de cozida, deve-se deixar a cebola descansando por cerca de 1 hora, devidamente tampada. Depois deve coar a água da cebola e adicionar o mel, misturar muito bem.
Corte a cebola crua (descongestionante natural) em quarto partes, pode ser com a casca mesmo (eu fiz assim). Coloque em um recipiente, pode ser num prato ou um pote sem a tampa. Deixe no quarto da criança, eu coloquei perto da cabeceira. Você notará que a criança dormirá tranquilamente.
Cebola absorve bactéria. E essa é a razão pela qual elas são tão boas em nos impedir de pegar gripes e resfriados. Por essa razão, não devemos devemos comer uma cebola que esteja descansando por um tempo depois de cortada.
A cebola não atrai bactérias e vírus, mas ela pode ser usada como um bom aliado em tratamentos caseiros para resfriados. Chás de cebola, alho, gengibre e manjericão, por exemplo, auxiliam a aliviar gripes.
Este alimento é rico em nutrientes e em propriedades que beneficiam a saúde, mas um dos recentes estudos feitos e publicado na revista National Digestive Diseases Information Clearinghouse, revela que o consumo da cebola, cozinhada ou crua, pode aumentar a sensação de inchaço, a produção de gases e agravar a azia (caso ...