A água da torneira fervida não faz mal, mas também não é uma garantia de qualidade. Ferver a água é mais comum em ocasiões onde não há água potável ou sem tratamento com cloro. Ela consegue sim acabar com alguns microrganismos, mas ainda assim, o tratamento feito em estações próprias para a água é muito mais eficaz.
A fervura é um método simples e eficaz e deve durar de 15 a 20 minutos para matar todos os microorganismos que existem na água. Podemos ferver a água e consumi-la ou ferver e em seguida, colocar num filtro. Deve-se deixar a água voltar à temperatura ambiente e tampar a panela para não haver nova contaminação.
Deixe a água ferver por 1 a 3 minutos (opcional). A água ferve a temperaturas mais baixas em grandes altitudes. Por ser levemente mais fria, demora mais para matar os micro-organismos.
Se a água não filtrada é usada na culinária, esses produtos químicos e impurezas também afetam o sabor dos alimentos e bebidas que consumimos. É por isso que cada casa deve ter um sistema de filtração de água, de modo que a água para cozinhar seja mais pura e limpa.
Em tese, a água que sai da torneira é potável e própria para o consumo. No entanto, como já falado, a contaminação pode ocorrer por causa das caixas d'água das casas e dos prédios. É fundamental que uma limpeza periódica seja feita nesses reservatórios, para eliminar qualquer risco de contaminação.
A água da torneira pode apresentar grandes quantidades de alumínio - o que, potencialmente, leva a desordens do sistema nervoso, problemas gastro intestinais, doença de Parkinson, problemas de pele, doença no fígado e um aumento do risco de desenvolver Alzheimer.
Se você beber muita água clorada, o cloro pode bloquear os receptores de iodo que residem na glândula tireoide e reduzir os níveis de produção de hormônios que contêm iodo no organismo. 12. Ingestão: líquido pode causar severa queimadura corrosiva na boca, garganta, esôfago e estômago.
20 minutos após o vômito, faça a vítima beber água de coco ou alguma bebida isotônica, para evitar a desidratação. Se os sintomas não diminuírem em 24 horas, busque ajuda médica. Normalmente a intoxicação alimentar é curada em três dias e sem o auxilio de remédios.
Os venenos entram no corpo por meio de contato com a pele, mucosa, pela respiração e ingestão. Sintomas: Intoxicação aguda: náuseas, tonturas, vômitos, desorientação, dificuldade respiratória, sudorese e salivação excessiva, diarréia, chegando até coma e morte.