São Francisco de Assis
No Brasil, a partir do sincretismo religioso, São Francisco de Assis foi incorporado pela Umbanda e Candomblé, sendo venerado sob a figura de Xangô. O Dia de São Francisco de Assis é comemorado em homenagem à data de sua morte, em 1226, e foi sepultado na Igreja de São Jorge na cidade de Assis.
Ligados pelo sincretismo católico, as duas figuras tem em comum as mesmas vocações para a proteção da natureza, e a proteção dos animais, sendo ambos; o orixá e o santo, “Patronos dos animais” e da natureza por extensão, que Irôko tem domínio, revitalizando os eternos ciclos da natureza.
Sendo consagrada corretamente é mais uma proteção para o médium, ao amarrarmos em nossa cintura, o cordão de São Francisco independente da cor e Orixá consagrado, protege o nosso eixo magnético que é localizada em nossa cintura nos protegendo de ataques de espíritos que venham por baixo de nós.
Cordão-de-frade, mato chimango ou rubim – uma Erva Boa para Muita Coisa
BOTÂNICA (Leonotis nepetaefolia) planta herbácea, da família das Labiadas, nativa da América do Sul, tem flores vermelhas ou roxas e é utilizada pelas suas propriedades medicinais (febrífugas, diuréticas, etc.), sendo também conhecida por cordão-de-frade, pau-de-praga, etc.
Como fazer o Chá de Cordão de Frade: Coloque 2 colheres de sopa de erva para um litro de água, quando a água alcançar fervura, desligue. Tampe e deixe a solução abafada por cerca de 10 minutos. Em seguida, é só coar e beber.
“O cordão franciscano, composto por três nós, simboliza os votos de pobreza, obediência e castidade. A pobreza é uma atitude interior de desprendimento de tudo o que aprisiona e impede o ser humano de viver em profunda comunhão com Deus.
- Cultura popular: é estomáquico, febrífugo, sedativo, antiemético. Combate cólicas, diarreias e disenterias intestinais. Como febrífugo, é empregado nos resfriados, gripes, com apreciável ação benéfica sobre as vias respiratórias, sendo também prescrito nas tosses e bronquites. É também usada como antirreumático.
A mistura das folhas de mastruz batidas com leite são muito utilizadas popularmente para ajudar no tratamento de doenças respiratórias, como bronquites e tuberculose, devido a associação dos efeitos fortificantes do sistema imune e expectorantes destas substâncias.
O grande benefício do mastruz é que ele tem atuação antiparasitária, funcionando como vermífugo natural. Além disso, por ter propriedades antissépticas, essa planta também é ótima para tratar infecções, pois combate a proliferação de fungos e bactérias no organismo.
Modo de preparo: Coloque as folhas no liquidificador, o leite e bata até a mistura ficar mais homogênea possível. Caso queira, adoce com mel e consuma na sequência. Para um tratamento eficaz, tome essa bebida deve diariamente, apenas uma vez por dia e em um período de, no máximo, dez dias.
Infusão de mastruz:colocar uma xícara de café, da planta fresca com sementes, em 500 ml de água fervente e deixar repousar por 10 minutos. Depois coar e beber uma xícara de 6 em 6 horas. Esta infusão é indicada para o tratamento de problemas de estômago.
Nenhum alimento, nem mesmo leite, ajuda a atenuar as dores causadas pela gastrite, ao contrário do que é espalhado popularmente. Na realidade, o leite, em vez de ajudar, acaba piorando a crise.
4 remédios caseiros para dor de estômago
Laranja lima, banana, maçã, pêra, goiaba e mamão estão na lista de frutas liberadas, já que não agridem o estômago.
Na maioria das vezes, esta dor não é preocupante, e pode indicar alguma alteração no estômago, esôfago ou início do intestino, como refluxo, gastrite ou má digestão, por exemplo, e costuma estar associada a outros sintomas, como azia, enjoo, vômito, gases, distensão abdominal ou diarreia, por exemplo.
6 principais sintomas de gastrite
Alguns exemplos de remédios caseiros que podem ser usados para cessar a queimação no estômago são:
Tomar os chás de hortelã, malva ou sementes de melão pode ser útil para aliviar o desconforto causado pela dor de estômago ou sensação de queimação na boca do estômago, porque eles possuem propriedades calmantes que atuam sob o sistema digestivo, aliviando os sintomas.
É possível amenizar sua dor abdominal em pouco tempo com Buscopan. Isso porque o medicamento relaxa os espasmos musculares dos órgãos abdominais concentrando seu poder de ação somente na área em que efetivamente ocorrem as dores, ou seja, na região do abdômen.