crossorigin="anonymous">
adjetivo Desprovido de pés, de patas ou de nadadeiras; ápodo. Relativo aos ápodes, subclasse de peixes sem barbatanas. substantivo masculino Espécie de andorinha do mar, que tem patas muito pequenas. ... Forma derivada do latim científico Apoda.
O grupo dos anfíbios (classe Amphibia) é atualmente representado por três ordens: Anura (sapos, rãs e pererecas), Caudata ou Urodela (salamandra e tritões) e Gymnophiona ou Apoda (cobras-cegas ou cecílias).
Como nos peixes ovíparos, a fertilização é externa e o ovo que foi fecundado desenvolve-se fora do corpo da mãe. Dependendo da espécie de anfíbio anuro, os ovos são depositados na água, sob pedras, dentro de uma toca escavada no chão, em folhas, etc.
A metamorfose nos anfíbios incluem mudanças na alimentação e na respiração. Durante esse processo, também ocorrem transformações acentuadas na forma do corpo desses animais. A metamorfose é um processo de mudanças perceptíveis, durante o ciclo de vida, que ocorre em algumas espécies.
Resposta. Em média 45 dias, mas depende muito da espécie! se pode ou não ser criada em aquário e se puder tem que ter uma alimentação adequada para esse crescimento não sofrer atrasos etc...
A larva dos anfíbios anuros, conhecida como girino, possuem características bem diferentes do adulto: girinos são aquáticos, adultos são terrestres; girinos respiram por brânquias, adultos tem respiração pulmonar.
O processo, chamado de metamorfose, se faz em três etapas: girino, imago e adulto, porém, algumas espécies com o sapo-pulga e rãzinhas-da-mata apresentam desenvolvimento direto, ou seja, não passam pela fase de girino.
Os sapos passam por uma metamorfose completa. Os girinos apresentam cauda e brânquias externas, mas não têm pernas. ... Posteriormente, a cauda desaparece por apoptose ou marte celular programada, regulada por genes, resultando num sapo adulto jovem.