Ciência que estuda os mecanismos de comunicação e de controlo nas máquinas e nos seres vivos.
Criações que participam de uma mesma poética e inspiradas na tecnologia desenvolvida no século XX. Essas são as características da arte cibernética, um recorte no contexto da relação entre arte e tecnologia.
A cibernética é uma ciência nascida em 1942 e foi impulsada inicialmente por Norbert Wiener e Arturo Rosenblueth Stearns e tem, como objetivo, "o controlo e comunicação no animal e na máquina" ou "desenvolver uma linguagem e técnicas que nos permitam abordar o problema do controlo e a comunicação em geral".
Crime cibernético é uma atividade criminosa que tem como alvo ou faz uso de um computador, uma rede de computadores ou um dispositivo conectado em rede. Não todos, mas a maioria dos crimes cibernéticos é cometida por cibercriminosos ou hackers que querem ganhar dinheiro.
Assim por fim poderão ser considerados crimes digitais, isto é que ocorra em meio digital: crimes contra a honra, ameaça, induzimento e instigação ou auxilio a suicídio, furto, falsificação de documentos, estelionato, espionagem industrial, violação de segredo, apologia de crime, racismo, atentado a serviço de ...
São considerados crimes digitais (também conhecidos como crimes virtuais, cibercrimes, crimes eletrônicos etc.) ... Afinal, além das infrações penais que só podem ser praticadas por meio de dispositivos informáticos, alguns crimes comuns (por exemplo, injúria, calúnia, difamação, falsa identidade, estelionato etc.)
Com o aumento das vendas online, os cibercriminosos aproveitam para aumentar suas ações....Conheça alguns crimes virtuais mais comuns
Veja abaixo os crimes virtuais mais comuns na pandemia:
Na última terça-feira (2 de abril) entrou em vigor a Lei que altera o Código Penal e tipifica os crimes cibernéticos no Brasil.
Confira abaixo os crimes que costumam ser praticados nas redes sociais:
O registro da ocorrência pela web depende do preenchimento correto de um formulário disponível no site da Delegacia Eletrônica. Além de informações pessoais da vítima, são pedidos dados como local onde o crime aconteceu e características de um possível autor.
Crimes praticados na internet devem ser notificados Ele conta que, em casos isolados, a responsabilidade de investigar o crime é de cada município. “Por exemplo, se aconteceu um crime apenas em Joinville, o caso será investigado pela polícia de lá.
A Lei (Marco Civil da Internet) determina que os provedores de conteúdo da internet, categoria na qual se inserem as redes sociais, não são responsáveis pelos conteúdos publicados por seus usuários, os quais detêm a total responsabilidade por eventual publicação ofensiva à honra, à imagem e à dignidade de ...
Nesse sentido, não é proibido que menores de 13 anos utilizem as redes sociais! É proibido que seus dados sejam coletados e mercantilizados e, por isso, esta pode ser considerada a idade certa para criar conta nas redes sociais — ou pelo menos a idade mínima.
No artigo 7º, a lei traz os direitos que são assegurados ao usuário durante o acesso à internet, que é considerado essencial ao exercício da cidadania. Um dos exemplos é a inviolabilidade da intimidade e da vida privada, do fluxo de suas comunicações pela internet, de suas comunicações privadas armazenadas.
10 dicas sobre direitos e deveres de uso da internet no Brasil
A denúncia pode ser feita pelo link: http://new.safernet.org.br/denuncie, onde é preciso identificar o tipo de conteúdo ofensivo e informar o link para a publicação. A vítima pode acompanhar o andamento da investigação.
146-A Molestar alguém invadindo-lhe a esfera de privacidade ou perturbar-lhe a tranqüilidade, por acinte ou por qualquer outro motivo reprovável: Pena - detenção, de 02 (dois) a 04 (quatro) anos. § 1º Se resulta à vítima grave sofrimento físico ou moral: Pena - detenção, de 04 (quatro) a 08 (oito) anos.
Invasão cibernética: compartilhar vídeos e fotos digitais ou invadir a conta de terceiros, sem autorização. A melhor representação para a invasão de privacidade, é a exposição da vida pessoal de alguém, o que pode acarretar constrangimentos e frustrações.
Resposta. O principal dispositivo sobre a proteção à privacidade da CF é o seu art. 5º, X, que dispõe o seguinte: ... Assim, a proteção do direito à intimidade ou privacidade na CF divide-se em três grupos: 1) geral (imagem, dados, informações, etc.); 2) domicílio; e 3) comunicações.
“Uma pessoa invade a privacidade de outra porque obtém resultados de algum valor para ela. A outra pessoa deixa que isso aconteça porque assim evita ou escapa do sofrimento da situação.” Segundo ele, o comportamento abusivo diminui à medida que os resultados deixam de ter algum sentido.
Fazer revistas de bolsas na entrada e na saída da empresa. Fazer revista íntima em qualquer momento. Cometer atos de assédio moral ou sexual são formas de invasão do espaço íntimo da pessoa. Usar informação pessoal como moeda de troca para conseguir promoção ou se manter no trabalho.