crossorigin="anonymous">
b) Rotação interna, medida pelo local onde o paciente alcança o polegar, levando a mão pelas costas, podendo atingir grande trocanter, região glútea, até processos espinhosos das vertebras torácicas (1,8) (fig. 1C e F).
Um exercício funcional, que dispensa acessórios, pode ser feito em qualquer lugar e fortalece muitos músculos ao mesmo tempo... Parece perfeito? Pois essas são características da clássica flexão de braços, que trabalha peito, tríceps, ombros, lombar e core e só necessita de um espaço no chão para ser realizada.
FLEXÃO: movimento que provoca diminuição na articulação e que ocorre no plano sagital. ... EXTENSÃO: movimento que aumenta o ângulo na articulação é o movimento contrário à flexão das articulações citadas acima. OBS: Uma exceção a esta definição a partir das alterações angulares, é a articulação glenoumeral.
Elas possuem cartilagens entre os ossos e permitem movimentos que evitam o desgaste excessivo dos ossos, auxiliando, dessa maneira, no deslizamento de uns sobre os outros a partir dos diferentes movimentos do corpo.
As articulações sinoviais realizam a comunicação entre uma extremidade óssea e outra, garantindo-lhe movimento, e são compostas de cartilagem que revestem as extremidades ósseas, ligamentos, líquido sinovial, cápsula articular (DANGELO, FATTINI, 2011).