A obra de Joaquim Manuel de Macedo dá os primeiros passos para o Romantismo tipicamente brasileiro. A obra mostra os costumes e a organização da sociedade que se formava no século XIX no Rio de Janeiro: os estudantes de medicina, os bailes, a tradição da festa de Sant'Ana , o flerte das moças etc.
A história se passa em dois lugares: na cidade do Rio de Janeiro, representando a vida urbana e social, e na ilha onde mora D. Ana, simbolizando o paraíso de amor. ... Ao chegar à ilha, Augusto conhece Carolina, por quem fica encantado, enquanto Fabrício o provoca, afirmando ser ele incapaz de amar seriamente.
O primeiro encontro entre Augusto e Carolina ocorre quando Augusto tinha treze anos e Carolina apenas sete. Eles se encontraram pela primeira vez em uma praia ao acaso, enquanto Carolina tentava pegar uma concha na água do mar.
R: 23-Qual o fato que faz Carolina ficar muito brava com Augusto no final da história? R:Quando ele não foi a um encontro que eles tinham marcado. 24-Augusto, por desleixar nos estudos, é proibido de ver Carolina.
Carolina a um beija-flor é um recurso estilístico próprio do Romantismo, e serve para enfatizar o caráter idealizador sobre a figura feminina.