A punção é um exame que serve para dar o diagnóstico de um nódulo, massa ou alteração suspeita de ser câncer, em qualquer órgão ou parte do corpo, para coletar: - células, por exemplo de nódulo em órgãos como a tireoide e linfonodo; - líquido, como de cisto na mama ou na tireoide.
E um processo demorado? A duração do procedimento vai depender do profissional, mas pode-se dizer que uma punção de tireoide guiada por ultrassom dure entre 20 e 30 minutos.
O diagnóstico da meningite é feito através da observação clínica dos sintomas da doença e confirmado por meio de um exame chamado punção lombar, que consiste na retirada de uma pequena quantidade de liquor do canal vertebral.
Principais sintomas
Nos pacientes que apresentam meningite meningocócica, que é aquela provocada pela bactéria Neisseria meningitidis, também conhecida como meningococo, podem surgir pequenas manchas puntiformes, vermelhas ou violáceas, pelo corpo, chamadas de petéquias.
A meningite pode ser transmitida quando pequenas gotas de saliva da pessoa infectada entram em contato com as mucosas do nariz ou da boca de um indivíduo saudável. Pode ser por meio de tosse, espirro ou pelo contato com fômites infectadas. Ao tomar banho em locais com água insalubre, etc.
Em geral, quanto mais grave a infecção, maior a chance de complicações. Perda da audição e visão, problemas com memória, concentração, coordenação motora, equilíbrio, aprendizado e fala, epilepsia e paralisia cerebral são possíveis complicações da meningite.
O tratamento para a meningite bacteriana deve ser feito no hospital com a injeção de antibióticos, mas a pessoa pode ficar internada em isolamento nas primeiras 24 horas após iniciar a toma dos antibióticos e pode voltar para casa após 14 ou 28 dias, quando ficar curada.