substantivo feminino Amor a Deus e ao próximo: a caridade é uma das três virtudes teologais. Disposição para ajudar o próximo; tendência natural para auxiliar alguém que está numa situação desfavorável; benevolência, piedade.
Toda obra de caridade autêntica é, portanto, uma manifestação concreta do amor de Deus aos homens e, assim, torna-se anúncio do Evangelho.
Ajudar quem mais precisa Além de ser educado e sorrir para as pessoas, outra forma de se fazer o bem é ajudar quem precisa. Sendo assim, confira se no seu bairro tem algum asilo, um abrigo de crianças ou outras instituições e faça algo por essas pessoas.
adjetivo Quem pratica a caridade ou que nela se inspira: pessoa boa e caridosa. Doce, indulgente, bondoso. Etimologia (origem da palavra caridoso).
O adjetivo de caridade, é caridoso.
Porque se a palavra possui masculino e feminino, apenas a forma masculina está nos dicionários. Se ele procurar "caridoso" ele irá encontrar.
A palavra “caridade” tem sua origem no Latim, de um termo que significava “afeto ou estima”, CARITAS. Este termo latino, por sua vez, é derivado de outro CARUS, que significava “agradável, querido”. Este último deu origem também ao termo “caro“, quando se refere a alguém que se tem afeto, como em “caro amigo”.
Solidariedade advém, etimologicamente, de “sólido e consistente” (solidus, em latim). Do adjetivo derivam o substantivo solum (fundamento e apoio) e também os verbos solidare (consolidar, segurar, fazer sólido) e solidescere (fazer-se sólido, consolidar-se).
É um sentimento que pode ter dois sentidos, o sentimento para si mesmo, e ao próximo. O Cristianismo afirma que a caridade é o "amar ao próximo como a si mesmo". ... Aliás, Jesus Cristo ordenou: "Amar a Deus sobre todas as coisas", isto para os cristãos constitui a parte fundamental da caridade.
Cidadania é o exercício dos direitos e deveres civis, políticos e sociais estabelecidos na Constituição de um país. A cidadania também pode ser definida como a condição do cidadão, indivíduo que vive de acordo com um conjunto de estatutos pertencentes a uma comunidade politicamente e socialmente articulada.
Enquanto processo educativo, a educação para a cidadania visa contribuir para a formação de pessoas responsáveis, autónomas, solidárias, que conhecem e exercem os seus direitos e deveres em diálogo e no respeito pelos outros, com espírito democrático, pluralista, crítico e criativo.