Como um bom doce que nunca decepciona, a tartelete é uma espécie de minitorta — ou pode até mesmo ser comparado a uma empada doce aberta. Em pequenas forminhas, você assa uma massa pra lá de especial junto a uma variedade de recheios.
«No caso de Joana Marques, as analogias vão sempre parar à doçaria. “As estruturas parecem tartelettes porque têm um rebordo crocante que parece massa de tarte folhada com um interior gelatinoso.
QUER CONGELAR? As tortinhas não pode ser congeladas inteiras, mas vale congelar só a massa assada para adiantar o preparo. Depois de assadas, deixe as bases esfriarem completamente. Embale muito bem com filme, assim as bases não absorvem a umidade do congelador, nem pegam gosto de outras comidas, e leve ao congelador.
Evite guardar o chocolate na geladeira ou no freezer (isso vai alterar a qualidade). Exceção: se o clima está extremamente quente e não há local mais fresco na casa, ele vai derreter e alterar a qualidade de qualquer maneira, então embale-o em 2 sacos plásticos herméticos, um dentro do outro, e coloque-o na geladeira.
Qual a diferença do trufado e recheado? Os trufados, são a base de chocolate, e feitos com ingredientes próprios da trufa como conhaque, mel e etc. Os recheados, são feitos com leite condensado e os ingredientes do sabor escolhido. Em ambos o recheio dos ovos de páscoa são aplicados na casca e nos bombons.
"Se for armazenar, sempre dou a dica de embrulhar casca por casca em papel chumbo, para proteger melhor o chocolate, e sempre conservá-lo em uma caixa isolante térmica no local mais fresco da casa.
Para calcular o valor, coloque em consideração o gasto com os ingredientes e o gasto para produzir seu ovo, contando com as embalagens e a mão de obra. Você deve realizar todas as contas e colocar na ponta do lápis quanto você investiu nos ingredientes, nas embalagens como as forminhas, papéis e caixas.
Embalagens de papel Faça um berço de papel de seda para o seu ovo de colher de forma que ele fique bem acomodado. Você pode colocá-lo em uma caixa, cesta ou depositar o papel de seda direto no celofane. Em seguida, embrulhe o conjunto com o papel-celofane da cor que mais agradar.
Sim, é permitido enviar chocolates, trufas, bombons e ovos de páscoa pelo correio – seja ele o Sedex ou os CTT – e também por transportadora, na maioria dos casos. No entanto, sempre que envia chocolate, tenha em consideração que o faz sob a sua própria conta e risco em ambos os casos.
Se você quer investir nos ovos recheados ou de colher (que, normalmente, possuem apenas uma parte com recheio), é possível usar o papel alumínio em volta da casca para evitar deformações no formato.
Atente-se às embalagens especiais No caso do chocolate, o papel-chumbo é o ideal e o mais indicado. Isso porque, de acordo com a composição impermeável que possui, ele acaba protegendo-o da temperatura externa, não absorve odores de fora e mantém seu real sabor — o que, nesse caso, é um dos fatores mais significativos!