De acordo com a Gestalt, elementos muito próximos uns dos outros, se encaixando harmoniosamente, são processados em nosso cérebro como elementos conjuntos, ou unidades. É o princípio da proximidade. Além disso, se tais elementos são semelhantes reforçam ainda mais nosso cérebro para a leitura de um só objeto.
As Leis Básicas da Gestalt são: Semelhança, Proximidade, Continuidade, Pregnância, Fechamento e Unidade. Lei da Semelhança: imagens similares tendem a se agruparem entre si, de acordo com a percepção da mente humana.
A Gestalt-terapia busca recuperar o sentido da experiência concreta, do vivido e, para além disso, busca ampliar a awareness, ou seja, através da presentificação, restaurar nos sujeitos a dimensão do sensível e sua possibilidade criativa, de agressão.
O essencial do livro Gestalt-Terapia fala de contato, e não fala mais do que um pouco de relação; o contato é, certamente, um componente da relação, uma parte de um todo mais complexo.
Em psiquiatria, segundo Marková e Berrios (1992a), o termo insight refere-se a um particular estado de mente, evidenciado pelo conteúdo da fala e do comportamento.