Para garantir que sua carta tenha tudo o que é necessário, apresente à pessoa esta checklist:
A carta de referência é um documento pelo qual o antigo empregador declara o período em que uma pessoa trabalhou em sua empresa, a função que exercia, carga horária, entre outras informações. ... Portanto o empregador tem a faculdade de escrever ou não a carta de referência.
Carta de referência apresenta habilidades e qualidades do profissional. O documento, também chamado de carta de recomendação, consiste em indicar as habilidades e qualidades de um funcionário, para que ele tenha mais chances de ingressar em outro emprego sendo bem visto pela empresa.
Como solicitar uma carta de recomendação profissional?
Desta forma, o documento acaba por funcionar como um atestado de idoneidade do profissional. Geralmente, a carta de recomendação é redigida pelo superior imediato do profissional. Mas ela também pode ser elaborada pelo responsável do Departamento de Recursos Humanos.
Veja abaixo como escrever uma carta de recomendação para cuidador de idosos
Como escrever uma carta de recomendação para uma pessoa
Coloque seu nome, endereço, número de telefone e endereço de e-mail no topo da carta, para dar um pouco de credibilidade a ela. A pessoa que receberá a recomendação sabe que poderá entrar em contato com você para questioná-lo com mais perguntas que possa ter.
Uma carta de recomendação precisa citar os pontos fortes — tanto acadêmicos quanto pessoais — do candidato. O recomendador deve contar qual é sua relação com o candidato, e por que se dispôs a recomendá-lo. É importante também destacar realizações concretas da pessoa, mais do que qualidades abstratas.
Veja só!
Quem escreve a carta de recomendação para estudar no Exterior. A sua carta de recomendação para estudar no Exterior não deve ser escrita por você mesmo. A carta que você escreve é a carta de motivação. A carta de recomendação deve ser escrita por alguém que conheça você muito bem e que também não seja seu parente, né.
Como entrar na Universidade de Cambridge Via de regra, é necessário comprovar conclusão do ensino médio com boas notas, e demonstrar proficiência em inglês por meio de exames como o TOEFL ou o IELTS. Cartas de recomendação e carta de motivação também costumam ser exigidas.