Durante qualquer cuidado ao cateter venoso central, é importante sempre lavar as mãos antes e utilizar uma técnica estéril, ou seja, deve-se manipular o CVC utilizado-se um campo estéril, assim como luvas esterilizadas, mesmo que seja apenas para administrar algum tipo de medicação.
Não deite sobre o cateter para não dobrá-lo e danificá-lo. Use roupas folgadas a fim de que que elas não fiquem roçando no cateter. Ao vir à sessão de hemodiálise, se o cateter estiver afixado na região do pescoço ou tórax, use roupas abertas na frente, com gola folgada para facilitar o manuseio do cateter pela equipe.
O tempo de permanência do cateter venoso central é variável e deverá levar em consideração a necessidade de infusão por veia central. Com cuidados rigorosos, a permanência pode ser de 30 dias, o que implica o aumento da frequência das complicações tardias.
As principais complicações encontradas relacionadas ao processo de inserção dos cateteres foram: punção arterial, sangramento, pneumotórax e embolismo aéreo.
Através de um procedimento cirúrgico simples, realizado pelo cirurgião vascular, é instalado após anestesia local, a duração costuma ser de 30 minutos a 1 hora e o paciente pode ter alta no mesmo dia. Se necessário, poderá até receber o medicamento logo após.
A tunelite caracteriza-se por um processo supurativo no tecido subcutâneo ao redor do túnel do cateter exibindo graus variáveis de celulite, drenagem purulenta e sinais sistêmicos de infecção.
A febre é o achado clínico mais sensível, mas não é específico. De qualquer forma, infecção deve ser sempre suspeita em pacientes com cateter venosos central e febre. A presença de eritema ou secreção purulenta no local de saída do cateter é um achado mais específico, mas menos sensível.
Enfermagem Infecção Hospitalar São medidas de prevenção para IPCS (infecção primária da corrente sanguínea) relacionadas à inserção do cateter venoso central em adultos, EXCETO: A. Higienizar as mãos com água e sabonete líquido associado a antisséptico ou preparação alcoólica para as mãos.
Foram fatores de risco significativos para a infecção sistêmica associada ao cateter vascular de acordo com a análise univariada: duração da cateterização acima de oito dias; colonização do sítio de inserção do cateter; colonização do cateter; inserção na UTI; neonatos com peso ao nascer inferior a 1000g; neonatos ...
Utilizar barreira máxima estéril no momento da inserção do cateter central:
Uma infecção da corrente sanguínea pode ocorrer quando bactérias ou outros germes penetram por um “cateter central”, chegando ao sangue.
Como uma das formas de evitar infecção de corrente sanguínea, a equipe de enfermagem deve trocar o equipo de nutrição parenteral a cada:
Sintomas
Bacteremia corresponde à presença de bactérias na corrente sanguínea, o que pode acontecer devido à realização de procedimento cirúrgicos e odontológicos ou ser consequência de infecções urinárias, por exemplo.