Para o cálculo do dsr do comissionista utiliza-se a seguinte regra:
A Súmula 340 do TST, ao disciplinar o pagamento do trabalhador comissionista, prevê que "o empregado, sujeito a controle de horário, remunerado à base de comissões, tem direito ao adicional de, no mínimo, 50% (cinqüenta por cento) pelo trabalho em horas extras, calculado sobre o valor-hora das comissões recebidas no ...
Você sabia que trabalhadores que recebem comissões tem direito ao reflexo DSR? O DSR (descanso remunerado semanal) é feito sobre o valor gerado das comissões, dividido pelo número de dias úteis e depois multiplicado pelo número de dias não úteis do mês.
A integração das horas extras no descanso semanal remunerado, calcula-se da seguinte forma:
DSR = valor da hora trabalhada x dias da semana (incluindo sábado) x número de domingos e feriados. ... Multiplique o valor da hora trabalhada pelo número de dias da semana, incluindo o sábado; Multiplique o resultado pelo número de domingos e feriados.
O cálculo do DSR é feito das seguintes formas:
Para o cálculo da DSR, devemos somar o valor da comissão ao salário do funcionário, ou somar toda a comissão recebida. O valor de R$496,56 deverá ser pago ao funcionário comissionado então como DSR.
O cálculo é feito da seguinte maneira: somam-se as horas normais realizadas no mês, divide-se o resultado pelo número de dias úteis (sábado incluso) e multiplica-se pelo número de domingos e feriados. Esse resultado é então multiplicado pelo valor da hora normal.
O cálculo do salário líquido, ou seja, o valor final que o colaborador recebe tirando os descontos é baseado no valor base (bruto), que poderá ser mensal ou horário. Para converter o salário de horas para mensal, basta multiplicar por 220. De mensal para horas, basta dividir por 220.
O cálculo deve ser feito para cada faixa até se atingir o salário:
Com todas as taxas em mãos e o salário-base, já é possível calcular o IRRF na folha de pagamento:
R$ 1.
Desta forma, o valor do adicional de insalubridade será: de 40% (quarenta por cento) do salário base do empregado, em caso de grau máximo de insalubridade; 20% (vinte por cento) do salário base do empregado...Já o trabalho em condições de periculosidade assegura ao empregado um adicional de 30% (trinta por cento) sobre ...
O adicional de insalubridade tecnico de enfermagem é calculado conforme o grau. De acordo com o anexo IV da NR 15, os graus aplicáveis ao técnico de enfermagem são médio (20% de adicional) e máximo (40% de adicional). A caracterização do grau correto depende de perícia médica.
O valor corresponde a 20% sobre o salário dos servidores efetivos e 40%, sobre o vencimento-base dos profissionais celetistas.
(40%)
Trabalhadores que atuam na limpeza de banheiros públicos têm direito ao adicional. Profissionais que atuam na limpeza de banheiros públicos, bem como recolhimento de lixo sanitário em locais de grande circulação, têm direito ao adicional máximo de insalubridade, 40% sobre um salário mínimo.
Simples! Toda a porcentagem da insalubridade, terá como base o salário mínimo vigente à época da ocorrência. Logo, se ficou definido que o trabalhador tem direito ao grau de 20% (vinte por cento) da insalubridade, pegaremos o salário mínimo da época e multiplicaremos por 0,20.
O percentual do adicional de insalubridade varia entre 10%, 20% e 40% sobre o salário mínimo vigente à época da exposição. Assim, o grau mínimo dá direito a 10% de adicional, o grau intermediário atribui 20% de adicional, já o grau máximo dá direito ao adicional de 40%.
O adicional de insalubridade é um benefício assegurado pela lei, que deve ser pago pelo empregador ao colaborador que se expõe a agentes nocivos no seu trabalho. ... Apesar de semelhantes, existem diferenças cruciais entre a condição de trabalho insalubre e a periculosa.
Todo trabalhador deve saber quais profissionais têm direito a insalubridade, já que pode ser um deles e estar apto a receber esse adicional....Quais profissionais têm direito à insalubridade?
Os motoristas de ônibus podem ter o reconhecimento do direito ao percebimento de adicional de insalubridade pela exposição destes a vibrações durante a jornada de trabalho, diante do fato de que o nível de vibração a que estão expostos se enquadra na faixa de risco prevista em norma do Ministério do Trabalho.
São consideradas atividades ou operações insalubres aquelas que contenham:
O direito é garantido àqueles trabalhadores que atuam em contato constante com lixo urbano, situação que o Ministério do Trabalho qualifica como atividade insalubre em grau máximo. ... O perito concluiu que ele tem direito ao adicional de insalubridade, em virtude de contato com agentes biológicos.
Motorista exposto à vibração na condução do veículo de transporte de carga tem direito a adicional de insalubridade em grau médio. ... A decisão se baseou em uma perícia que apurou que o trabalhador se expunha a níveis de vibração que indicam riscos potenciais a saúde, caracterizando a insalubridade, em grau médio.
Quais são os direitos dos motoristas rodoviários?
O trabalhador que fica de 10 a 15 minutos em ambiente de risco como, por exemplo, em contato com produtos inflamáveis, tem direito ao recebimento do adicional de periculosidade.
“A jornada diária de trabalho do motorista profissional será de 8 (oito) horas, admitindo-se a sua prorrogação por até 2 (duas) horas extraordinárias ou, mediante previsão em convenção ou acordo coletivo, por até 4 (quatro) horas extraordinárias.” ... Ou seja, com um acréscimo de 50% sobre o valor/hora.
Ainda é previsto como direito do presente trabalhador, o intervalo mínimo de uma hora para refeição, e o repouso diário de onze horas para cada vinte e quatro horas com o veículo estacionado de forma obrigatória.