Veja alguns exemplos:
– Garrafas, potes de conservas, frascos em geral, copos e vidros de janelas. – Espelhos, vidros temperados, refratários (pirex), louças de porcelana ou cerâmica, cristais, lâmpadas, vidros especiais (como tampa de forno e micro-ondas), ampolas de remédios. – O material deve ser limpo antes de ser enviado à reciclagem.
Outro problema que prejudica a reciclagem de um material é a existencia de lixo não reciclavel junto ao que pode ser reciclado, isso prejudica o estado final do material em relação a qualidade podendo até ocasionar danos na máquina que recicla os residuos. ...
Falta de planejamento. Para que um projeto de coleta seletiva seja um sucesso, o primeiro passo é fazer um bom planejamento como qualquer outro projeto. O material reciclável, em sua maioria, tem seu volume 10 vezes maior que o peso, portanto, é necessário um espaço para armazenar.
É preciso mudar a percepção das pessoas de que a causa ambiental está perdida. Reciclar é difícil. A maioria dass pessoas não tem conhecimentos técnicos para separar seus resíduos. ... Essa limitação dificulta deixar a triagem do lixo por conta do consumidor.
Não misture recicláveis com orgânicos - sobras de alimentos, cascas de frutas e legumes. Coloque plásticos, vidros, metais e papéis em sacos separados. Lave as embalagens do tipo longa vida, latas, garrafas e frascos de vidro e plástico.
– Coleta seletiva: além de separar o que é reciclável do que não é, quando possível, separe em recipientes de cores diferentes: papel, plástico, vidro, metal, lixo orgânico e materiais não recicláveis. Outras dicas: Papéis: todos os tipos são recicláveis, inclusive caixas do tipo longa-vida e de papelão.
Saiba como separar o lixo para reciclagem de maneira correta
Reciclar as latinhas, além de gerar emprego e renda, evita a extração de mais minério e economiza energia. 4 - Diminuir o tamanho das garrafas PET e de latinhas, amassando-as com as mãos ou pisando em cima delas também auxiliar o processo de reciclagem. É preciso ainda fechar as garrafas com a tampa após amassada.
O solicitante deve verificar qual concessionária será responsável pelo serviço de coleta, depois deverá verificar se a rua está cadastrada para a coleta seletiva do lixo e fazer a solicitação através do Portal da Prefeitura ou pelos sites das concessionárias responsáveis pela coleta seletiva (Ecourbis e LOGA).
Os pontos de coleta seletiva normalmente recebem os descartes por tipo de material pelo qual são feitos. Antenas, latas, embalagens de desodorante spray e arames, por exemplo, costumam ser recebidos por postos que armazenam e reciclam alumínio - principal material componente desses descartes.
O aumento acelerado da população e industrialização causa aumento na produção de lixo. O processo de reciclagem contribui significativamente com a diminuição da quantidade de lixo e dos impactos causados pelos resíduos no meio ambiente, como a poluição do solo, água e ar.
O lixo que polui rios e ruas também gera renda e aquece a economia no Novo Mundo. As mesmas sacolas e garrafas de plástico que sujam terrenos baldios e margens dos córregos viram dinheiro para empresários e catadores.
5 formas para começar reciclar e ganhar dinheiro