crossorigin="anonymous">
O Solo é uma camada de material não consolidada (solta), assentada sobre rochas. - Esse material é constituído de minerais e matéria orgânicas.
O solo é um corpo de material inconsolidado que cobre a superfície terrestre emersa, entre a litosfera e a atmosfera. É produto do intemperismo sobre um material de origem, cuja transformação se desenvolve em um determinado relevo, clima, bioma e ao longo do tempo.
Ao se remexerem e escavarem o solo, as minhocas ingerem porções de terra, e, assim, decompõem e transformam resíduos orgânicos em húmus: um excelente adubo para as plantas. Além disso, arejam a terra facilitando a penetração de água e de raízes. Enfim: as minhocas funcionam como verdadeiros "arados naturais".
As formigas vivem em colônias. ... As formigas cortadeiras constroem grandes ninhos no subsolo, que podem se estender por vários metros. Outras espécies constroem seus ninhos em pequenos pedaços de madeira sob o folhiço da floresta. Também podem ser encontradas em copas de árvores, frutos secos e folhas em decomposição.
Os cheiros dessas guloseimas ajudam, é claro. A formiga que faz a descoberta volta para a colônia raspando o abdômen no chão – o que deixa um rastro de feromônios (as moléculas que esses bichinhos usam para transmitir recados bioquímicos). “As fontes de açúcar normalmente têm localização fixa”, explica Paulo S.
Formigas acham formigueiro pelo cheiro As formigas sentem o cheiro através de suas antenas e se comunicam deixando rastros de feromônio. ... Os cientistas verificaram, contudo, que elas esquecem os odores da entrada do formigueiro mais facilmente que os odores de comidas.
Médicos em todo o mundo apontam que as formigas são verdadeiros agentes transmissores de doenças infecciosas, como gripe, tuberculose, verminoses, intoxicações alimentares, vômito, diarreia e até mesmo a lepra.
Aliás, apesar de ser um hábito em países como o México, Venezuela, Austrália e Colômbia, comer formigas não traz nenhum benefício para a alimentação, pois elas são ricas em proteínas, mas seria necessário comer um formigueiro inteiro para que fizessem alguma diferença.
¿Ainda assim, o valor nutritivo é mínimo. Por que dizem que comer formiga faz bem para a visão? A lenda não tem origem comprovada, mas tudo indica que foi inventada para que não se rejeitassem alimentos invadidos pelo inseto, o que costuma acontecer principalmente com o açúcar.
“Pedro, não existe nenhuma comprovação científica de que alimentar-se de formigas traga, de fato, algum benefício para a visão. Trata-se de mais uma solução pedagógica, só pra evitar que as pessoas rejeitem os alimentos visitados pelas formigas.
O elevado teor de proteínas e minerais, bem como a proteção ao meio ambiente estão entre os benefícios.
Alimento nutritivo Ele tem minerais como cálcio, ferro e tem vitaminas do complexo B”, disse.
É quando se dá também um dos fenômenos culinários mais remotos do Brasil. Hábito responsável por unir os paladares de antigos ameríndios coletores e urbanoides contemporâneos abastecidos por supermercados, a captura e consumo de formigas tanajuras têm seu auge entre abril e maio.
No comércio de rua de Taubaté, a iguaria custa R$ 20 por uma porção de cerca de 100 gramas. Por causa do preço, ganhou o apelido de 'caviar do Vale'. Para os içás chegarem até as feiras, os catadores tiveram muito trabalho e levaram muita ferroada.