O calor latente (L) refere-se à quantidade de calor que cada grama de substância precisa receber ou perder para que a mudança de estado seja possível. No caso da água, seu calor latente de fusão corresponde a 80 cal/g, ou seja, cada grama de água, a 0 °C, deve receber 80 cal de calor para sofrer a fusão.
Calor Latente de Vaporização Quando a mudança é da fase líquida para a fase gasosa o calor latente é chamado de calor de vaporização (Lv). O calor latente de vaporização da água é de 540 cal/g. ... Leia também: Estados Físicos da Água e Ponto de Fusão e Ponto de Ebulição.
A quantidade de calor latente é determinada pelo produto da massa (m) do corpo que sofreu a transformação de estado e o chamado calor latente de fusão ou vaporização (L). A quantidade de calor necessária para que cada grama da substância sofra mudança de estado é chamada de calor latente de vaporização ou de fusão.
Mecanismo de perda de calor: a perda de calor, que começa no parto, pode ocorrer através de quatro mecanismos – evaporação, condução, radiação e convecção. Evaporação: a perda de calor por evaporação ocorre quando fluidos (água insensível, perspiração visíveis e fluidos pulmonares) se tornam vapor no ar seco.
No calor ou quando praticamos atividades físicas intensas, eliminamos o suor, garantindo a nossa perda de calor. Nos dias frios, isso não acontece com tanta intensidade. Como a água não está sendo eliminada por meio do suor, eliminamos mais essa substância pela urina.
Durante o exercício o calor é dissipado por condução para roupas, calçados ou materiais em contato com o corpo; – Convecção: é a transferência de calor para fluídos que se deslocam devido a diferença de densidade.
Convecção - o movimento de um gás ou líquido tira o calor de uma região; Radiação – é a principal forma de troca de calor durante o repouso; raios infravermelhos (termograma); Evaporação – é a principal forma de troca de calor durante o exercício.
A atividade muscular, ocorrida ao realizar um esforço físico, faz com que seja produzido muito calor, elevando a temperatura do corpo. É, então, através do suor que o corpo consegue se resfriar, reduzindo a temperatura e, assim, não o deixando em estado febril.
O suor tem a função de refrigerar o corpo, de forma que ele não esquente muito. Suando, o nosso corpo se livra do excesso de calor produzido pelo metabolismo ou pelo esforço muscular. Quando fazemos algum esforço físico, a atividade muscular faz com que se produza muito calor e a temperatura do corpo aumente.
Apesar de não ser parâmetro para indicar emagrecimento, o suor pode ser utilizado como ferramenta para avaliar se a atividade física está sendo praticada de forma intensa ou não, já que a prática de exercícios de forma intensa acelera o metabolismo e aumenta a temperatura corporal, resultando em suor.
Fatores emocionais como medo, estresse ou ansiedade podem te fazer suar muito. Isso acontece porque a liberação de hormônios, como a adrenalina, altera o fluxo sanguíneo e, em consequência, a temperatura corporal. A resposta do organismo é a sudorese.
A sudorese é uma condição normal do nosso corpo e ajuda a manter a temperatura. É normal suar quando se está calor, durante a prática de atividades físicas ou em certas situações específicas, como momentos de raiva, nervosismo ou medo. Porém, a sudorese excessiva ocorre mesmo sem a presença de qualquer desses fatores.
O suor excessivo na cabeça pode ser causado por diversos fatores. Entre eles, destaca-se a influência genética, obesidade, diabetes, transtornos emocionais, alterações hormonais e uso de determinados tipos de medicamento.
Lavar corretamente os cabelos e a cabeça e evitar banhos muito quentes também podem ajudar no alívio da transpiração excessiva na cabeça.
Entre as técnicas para evitar o suor excessivo, estão o uso de antitranspirantes, toxina botulínica (que tem efeito temporário) e cirurgia. - Écrinas: são estimuladas pelo calor, regulam a temperatura e produzem uma solução de água e sal. Distribuem-se pelo corpo todo.
O que é Hiperidrose? Hiperidrose é uma condição médica em que a pessoa sua excessivamente e de forma imprevisível. Pessoas com hiperidrose podem suar mesmo quando a temperatura está baixa ou quando estão descansando.
Agora, caso vá adquirir o antitranspirante no Brasil, principalmente devido ao seu registro na ANVISA e sua embalagem em spray, o que garante sua segurança e eficácia, consideramos o Odaban o antitranspirante mais indicado para o seu tratamento!
1-Perspirex Este é bem parecido com o Odaban, mas não é tão potente quanto o driclor, mas como depois que passei a utilizar o driclor, tive uma leve compensatória nos pés, eu passo ele nos pés e deixo bem pouco, em torno de uma hora, já retiro e passo o desodorante da Natura, que vou falar mais sobre ele abaixo.