A causa mais comum é a rotura da bolsa amniótica. Quando a bolsa rompe é como um balão furado, mesmo que mais líquido seja produzido ele escoa pelo buraco na bolsa. Dessa forma a quantidade de líquido dentro da bolsa dica diminuída.
Oligoidramnio é um volume deficiente de líquido amniótico; ele está associada a complicações maternas e fetais. O diagnóstico é por medição ultrassonográfica do volume de líquido amniótico. O tratamento envolve monitoramento atento e avaliações ultrassonográficas seriadas.
A perda de líquido amniótico pela vagina indica que a “bolsa das águas” se rompeu. Normalmente, as mulheres relatam a sensação de uma grande quantidade de líquido morno escorrendo pelas pernas, com odor semelhante ao de água sanitária.
Corrimento vaginal na gravidez O corrimento normal costuma ter entre 1 e 4 ml de volume diário e a sua função é umedecer, lubrificar e manter a vagina limpa, impedindo inflamações e dificultando o surgimento de infecções.
Geralmente secreções que chamam atenção são as de saída espontânea, avermelhadas ou tipo água de rocha. Entretanto, para uma avaliação detalhada do seu caso é importante procurar seu médico para exame físico e avaliação por exames de imagem, caso ele julgue necessário de acordo com sua faixa etária e exame clínico.
A saída de líquido branco dos seios pode ser considerada uma situação normal quando a mulher está no início da gestação - às vezes sem nem saber que está grávida - ou então, após o período de amamentação. Isso se deve devido à regulação hormonal oscilante nestes períodos.
Corrimento vaginal: Pode haver um corrimento levemente cor de rosa poucos minutos após a relação ou até 3 dias depois do contato íntimo. Esse corrimento é simplesmente o excesso de muco vaginal com um pouco de sangue causado pela entrada do espermatozoide no óvulo e o deslocamento até o útero.
Corrimento rosa – Esse é um indício característico do começo da gravidez. O corrimento cor-de-rosa é um vestígio de sangue causado pela entrada do espermatozoide no óvulo e pelo seu deslocamento até o útero. Esse corrimento, geralmente, ocorre minutos após a relação ou até 3 dias depois do contato íntimo.
O muco cervical na gravidez torna-se mais grosso e esbranquiçado devido às alterações hormonais normais deste período. Assim, ele forma uma barreira que serve como defesa para impedir que bactérias ou outros microrganismos se desenvolvam dentro do útero e criem complicações à gestação.