O ponto e vírgula é utilizado quando há a necessidade de separar a frase em que o verbo aparece antes da conjunção. Assim: “Queríamos voltar mais cedo; precisamos, entretanto, passar a noite lá.”
O ponto e vírgula separa itens enumerados em listas, bem como explicações ou instruções divididas em itens. É comumente utilizado em leis, decretos e editais, bem como em manuais de instrução e em receitas culinárias.
Significado de Ponto e vírgula substantivo masculino Sinal de pontuação (;) que indica uma pausa maior que a de uma vírgula e mais fraca que a do ponto final, usada para separar períodos independentes, sem relação sintática, mas com alguma relação.
Use a vírgula para separar o lugar, o tempo ou o modo que vier no início da frase. Quando um tipo específico de expressão — aquela que indica tempo, lugar, modo e outros — iniciar a frase, usa-se vírgula. Em outras palavras, separa-se o adjunto adverbial antecipado.
Dicas para não errar na hora da fazer sua redação
Dicas para a utilização das citações na redação
Ele deve ser formado por três partes elementares: a ideia-núcleo; as ideias secundárias e a conclusão (em parágrafos curtos geralmente não há conclusão), essa última reafirmará a ideia-núcleo; ► Dica 5: Quando terminar de escrever seu texto, leia-o em voz alta para encontrar possíveis falhas na paragrafação.
O parágrafo bem estruturado se constitui em três partes principais: introdução, onde é apresentado a abertura do tema; desenvolvimento, onde a ideia ou pensamento principal é explicado; e a conclusão, em que a ideia se prepara para o fim e conecta o leitor com o próximo parágrafo (caso haja).
A introdução é a informação do assunto sobre o qual a dissertação tratará. O parágrafo introdutório é fundamental. precisa ser bem claro e chamar a atenção para os tópicos mais importantes do desenvolvimento. ... Tema: É o assunto sobre o qual se escreve, ou seja, a ideia que será defendida ao longo da dissertação.
Mas o que é uma ideia-núcleo? É a ideia mais importante do parágrafo, pois a partir dela outras ideias serão desenvolvidas; a essas ideias damos o nome de ideias secundárias.
As idéias principais e secundárias de um texto são as mensagens, hierarquicamente codificadas, que contêm uma escrita. Essas idéias têm como objetivo transmitir informações; passam a significar cada uma das premissas que sustentam as microestruturas e macroestruturas de um discurso textual.