Destacam-se os principais pratos: Virado à paulista. Pamonha. Cuscuz Paulista.
Os 10 pratos típicos do Rio de Janeiro
12 comidas realmente típicas do Rio Grande do Sul
As 13 Melhores Comidas Típicas da Região Sul
Todo mineiro que se preze aprecia uma boa comida feita no fogão a lenha, um doce caseiro acompanhado de um queijinho, e um cafezinho coado na hora e servido na caneca esmaltada. Essas são algumas referências de Minas e que hoje em dia podem ser encontradas em muitos lugares.
A Bandeira de Minas Gerais é composta por um triângulo vermelho sobre fundo branco, contornado pela expressão em latim “Libertas quae sera tamen” – lema da Inconfidência Mineira -, que significa “Liberdade ainda que tardia”.
Minas Gerais representa riqueza cultural, tanto na culinária, quanto nas paisagens. ... Você pode citar sobre as paisagens da região, a cultura cafeeira, pois Minas é responsável por produção de café que vai para inúmeros lugares no Brasil.
Pequizeiro, símbolo das Minas Gerais.
O brasão é constituído por uma estrela de cinco pontas, contornada por filetes de cor vermelha, tendo à frente duas picaretas e um candeeiro usados em mineração.
Escudo redondo em campo azul-celeste, e contendo cinco estrelas de prata (na forma da constelação Cruzeiro do Sul), com a bordadura do campo perfilada de ouro, carregada por estrelas de prata em número igual ao das estrelas existentes na Bandeira Nacional.
As principais atividades econômicas desenvolvidas na região são agricultura, pecuária, cerâmica, produtos alimentares, mineração, metalurgia e turismo. Nos anos 2000, a participação regional no PIB de Minas manteve-se relativamente estável.
O triângulo remete à santíssima trindade e foi proposto por Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, um dos participantes do movimento da Inconfidência, que buscava a libertação da Coroa Portuguesa.
A bandeira de Minas teria sido criada para ser adotada após a Independência, que só ocorreu, de fato, 33 anos após a Inconfidência Mineira, em 1822. Já a República foi proclamada alguns anos mais tarde, em 1889.
O lema escrito na bandeira, "Ordem e Progresso", tem inspiração em uma frase de Augusto Comte, criador da filosofia positivista, que diz: "O amor por princípio e a ordem por base; o progresso por fim". "Comte acreditava que o funcionamento da sociedade deveria promover o bem-estar.
A frase “Ordem e Progresso” vem da corrente filosófica positivismo, bem popular na época. A expressão auxiliou no processo da proclamação. Consequentemente ela foi homenageada na bandeira brasileira. O lema foi adaptado da frase: “O Amor por princípio e a Ordem por base.
“O progresso é o desenvolvimento da ordem”. Duas das máximas mais importantes de Augusto Comte, filósofo francês, nascido no ano de 1798, demonstram claramente algumas das idéias básicas da doutrina positivista, e sua influência na construção do Brasil Republicano.
Resposta: Para que se tenha ordem e progresso no Brasil é necessário que se tenha uma reorganização da sociedade na qual o respeito as desigualdades sociais, raciais e sexuais sejam constantes e que os políticos e a sociedade sejam honestos sempre evitando corrupções.
Cada estrela que compõe a bandeira do Brasil possui um significado. ... A estrela Spica se encontra acima da faixa que expressa “Ordem e Progresso” e representa o Estado do Pará, que no ano de 1889 correspondia ao maior território acima do paralelo do Equador.