EQST

O Que Os Autores Falam Sobre Pesquisa Quantitativa?

O que os autores falam sobre pesquisa quantitativa?

Segundo Knechtel (2014), a pesquisa quantitativa é uma modalidade de pesquisa que atua sobre um problema humano ou social, é baseada no teste de uma teoria e composta por variáveis quantificadas em números, as quais são analisadas de modo estatístico, com o objetivo de determinar se as generalizações previstas na ...

O que é uma pesquisa qualitativa Segundo Lakatos?

Dessa forma, Marconi e Lakatos (2010) explicam que a abordagem qualitativa se trata de uma pesquisa que tem como premissa, analisar e interpretar aspectos mais profundos, descrevendo a complexidade do comportamento humano e ainda fornecendo análises mais detalhadas sobre as investigações, atitudes e tendências de ...

Qual o objetivo de uma pesquisa de campo?

Qual é a finalidade da pesquisa de campo? Desta forma, a pesquisa de campo tem a finalidade de observar fatos e fenômenos da maneira como ocorrem na realidade por meio da coleta de dados. Posteriormente tais dados serão analisados e interpretados com base em uma fundamentação teórica sólida e bem fundamentada.

O que é uma pesquisa de campo?

Pesquisa de campo é uma das etapas da metodologia científica de pesquisa que corresponde à observação, coleta, análise e interpretação de fatos e fenômenos que ocorrem dentro de seus nichos, cenários e ambientes naturais de vivência.

O que é pesquisa de campo metodologia?

Este tipo de pesquisa utiliza projetos experimentais que incluem fatores como grupos de controle, seleção de amostra probabilística e a manipulação de dados e variáveis para o controle dos fatores pertinentes. Pode ser utilizada no campo ou no laboratório. No campo, visa compreender os aspectos da sociedade.

Quais são as principais características da pesquisa de campo?

A pesquisa de campo procede à observação de fatos e fenômenos exatamente como ocorrem realmente, à coleta de dados referentes aos mesmos e, finalmente, à análise e interpretação desses dados, com base numa fundamentação teórica consistente, objetivando compreender e explicar o problema pesquisado.

Quais são as características de uma pesquisa?

Pesquisa Exploratória: Envolve uma maior proximidade com o desenvolvimento do projeto de pesquisa. Pesquisa Descritiva: Levanta dados e utiliza técnicas para a coleta de informações; Pesquisa Explicativa: Tipo de pesquisa que procura explicar os fatores resultantes na problemática central do trabalho./span>

Quais características definem uma pesquisa?

Como atividade regular, ela se define por um conjunto de atividades orientadas e planejadas na busca pelo conhecimento. Contudo, a pesquisa científica difere-se de uma simples pesquisa rotineira, seja no âmbito escolar ou em qualquer outra esfera da sociedade.

Quais são os tipos de pesquisa que tratam sobre a profundidade do estudo?

Explicação: São diversos os tipos de pesquisa, mas, classificando-os por profundidade de estudo, é possível apresentar a pesquisa exploratória, a pesquisa descritiva e a pesquisa investigativa./span>

O que é pesquisa exploratória descritiva e explicativa?

A principal diferença entre esses tipos de pesquisa se dá no objetivo final de cada uma delas. Na pesquisa exploratória o objetivo é conhecer melhor um determinado tema, na pesquisa descritiva se busca um aprofundamento no tema, enquanto a explicativa procura conectar as ideias para compreender causas e efeitos.

O que é uma pesquisa investigativa?

A metodologia investigativa auxilia o desenvolvimento do senso crítico do aluno e ajuda a construir um cidadão que irá contribuir com a sociedade em que vive, através de ideias e ações que possam melhorar a vida de todos. Neste trabalho a metodologia investigativa foi aplicada juntamente com aulas práticas.

O que é abordagem quanti qualitativa?

As pesquisas quantitativa e qualitativa se definem a partir da abordagem do problema formulado, visando à checagem das causas atribuídas a ele. Na escolha do tema do trabalho a ser desenvolvido, sabe-se que seu foco de estudo, seu objeto de análise, partirá, necessariamente, de um problema.