Em 1494, o Frei Luca Pacioli lança o Tratado da Contabilidade por Partidas Dobradas, que o torna pai da Contabilidade, ao explanar a técnica usada na Toscana desde o século XIV. Sua obra dá um peso importante e torna-se um marco no desenvolvimento científico da Contabilidade.
A CONTROLADORIA, pode ser entendida como uma evolução da contabilidade, pois ela pega os dados fornecidos pela contabilidade e transforma em relatórios gerenciais, além de cuidar do orçamento da empresa (o quanto ela vai poder gastar no próximo período).
A principal característica que permanece na Contabilidade ao longo da história é o papel de fornecer informações sobre o patrimônio dos interessados, sendo que esses processos ficaram cada vez mais importantes com o desenvolvimento das civilizações.
No Brasil, a contabilidade surge e é dividida em dois estágios particulares, sendo o primeiro Anterior ao ano de 1964. Nasceu em 1908, com as primeiras manifestações contábeis, com a publicação do alvará que obrigava os contadores a explicarem e demonstrarem a escrituração.
1500-1808
A contabilidade brasileira sempre sofreu uma ampla influência da legislação. Uma das primeiras grandes manifestações da legislação no cenário brasileiro foi o Código Comercial de 1850, que instituiu a obrigatoriedade da escrituração contábil e da elaboração anual da demonstração do Balanço Geral (SCHMIDT, 1996).
Com o passar dos anos, a contabilidade tem sofrido constantes mutações, não apenas legais, mas sim práticas. Esta evolução advém da própria necessidade do mercado em receber informações cada vez mais detalhadas e hábeis para a tomada de decisões gerenciais, administrativas ou financeiras.
A era digital também foi um dos maiores marcos da evolução contábil. Com sistemas mais evoluídos e complexos a contabilidade passou de uma simples escrituração primitiva para uma forma rápida e eficiente de interação das informações necessárias para uma tomada de decisão mais eficaz.
A origem da Contabilidade está ligada a necessidade de registros do comércio. Há indícios de que as primeiras cidades comerciais eram dos fenícios. ... Um escriba egípcio contabilizou os negócios efetuados pelo governo de seu país no ano 2000 a.C.
O profissional contábil exerce papel fundamental na sociedade, pois é a partir das informações fornecidas por ele, que os usuários da contabilidade tomam decisões empresariais. ... Valendose desse privilegio a classe contábil deve cada vez mais atender as expectativas dos usuários das informações por ela emitidas.
Quais foram os 3 principais fatos que marcaram a evolução e o desenvolvimento da contabilidade na década de 70? R: 1. obrigatoriedade de auditoria externa para Cias de capital aberto; 2. padronização, pelo Banco Central, das demonstrações contábeis da Cias de capital aberto; 3.
Em 1970, a expressão guarda livros tornou-se antiquada, uma vez que o comércio e a economia cresceram. Assim, o contador foi se tornando muito importante para a sociedade. Na década de 80 surgiram os primeiros computadores.
O aparecimento da obra de Frei Lucca Pacioli, contemporâneo de Leonardo da Vinci, que viveu na Toscana, no século XV, marca o início da fase moderna da Contabilidade.
Os eventos relevantes são apresentados nesta demonstração contábil em classes amplas que recebem o nome de elementos da demonstração contábil. São eles o Ativo, o Passivo e o Patrimônio Líquido.
1.
A mensuração contábil é complexa, e tem significado a atribuição de valores numéricos a objetos ou eventos relacionados com a empresa e obtidos de forma tal que possam ser agregados ou desagregados, de acordo com a necessidade da situação (NAKAGAWA, 1995).
São utilizados para mensurar o quanto de cada objetivo foi alcançado: Serviços. Fatores. Padrões de desempenho. ... RESPOSTA: Padrões de desempenho.
De acordo com o CPC 29, os ativos biológicos são seres vivos (plantas e animais), que, após o processo de colheita, tornam-se produtos agrícolas, devendo ser aplicada sobre eles uma avaliação de valor justo.