A impingem acontece devido ao crescimento excessivo de fungos que encontram-se naturalmente na pele, que são os denominados dermatófitos. O crescimento desses fungos é favorecido quando o local é muito quente e úmido, como no caso das dobras, principalmente virilha e pescoço.
Alguns remédios naturais que podem ser associados ao tratamento medicamentoso, para ajudar a curar o pano branco são o uso de sabonete de enxofre ou solução com bicarbonato de sódio e água, pois têm propriedades antifúngicas e antibacterianas. Outra ótima opção é lavar a região com o chá de folha de aipim.
Dar uma coçadinha de vez em quando faz bem: “Além de aliviar a coceira, esfregar a pele aumenta o fluxo sanguíneo na região e melhora a defesa imunológica da área afetada”, afirma a médica Valéria. Entretanto, é bom não abusar, pois coçar demais a pele pode causar infecções secundárias e feridas.
Prevenir a Frieira
Os terminais nervosos são estimulados e sentimos a dor, que aumenta de acordo com a gravidade da inflamação. Quando a cicatrização tem início, a inflamação vai diminuindo aos poucos e o incômodo também, até se transformar apenas em uma coceira. É sinal que o local ainda não desinflamou totalmente.
O corpo reage a toxinas deixadas na pele - por exemplo, por insetos ou plantas - enviando substâncias químicas defensivas, como a histamina, à área irritada. É nesse momento que os sinais de coceira são enviados ao cérebro por terminações nervosas da pele.
Esses nervos produzem uma molécula chamada polipeptídeo natriurético tipo B, que desencadeia um sinal que viaja da medula espinhal até o cérebro, onde então cria a sensação de coceira. Quando nos coçamos, a ação das unhas na pele causa um leve sinal de dor que se sobrepõe à sensação de coceira.