O Orixá de Frente - também conhecido como Orixá de Cabeça - é aquele que rege a atual encarnação do ser e o conduz em uma direção na qual absorverá sua qualidade e a incorporará às suas faculdades. É ele que nos dá a energia necessária para as dificuldades que vamos passar nesta vida atual.
Os filhos de Iansã normalmente são pessoas com um magnestismo pessoal muito forte, com postura alongada e imponente. Carismáticos e fortes, atraem o olhar por onde vai, e eles adoram essa atenção toda ao seu redor, pois gostam de ser paparicados e elogiados.
Mas, Iansã se manifesta também através do amarelo, marrom e vermelho. Iansã costuma ser saudada após os trovões, não pelo raio em si (propriedade de Xangô ao qual ela tem acesso), mas; porque ela é uma das mais apaixonadas amantes de Xangô, e o “Senhor da Justiça”, não atingiria quem se lembrasse do nome da amada.
Ó! Gloriosa minha Mãe guerreira, dona das tempestades, e dos ventos. ... Mãe Iansã, cubra-me com seu manto sagrado e leve com a força dos seus ventos tudo que não presta para bem longe da minha vida. Ajudai-me na união dos entes queridos, para que a inveja não destrua o que há em nossos corações.
Oyá Topé: Vem em vibração ou fundamento com Oxum, Xangô, Ogum e Exú. Oyá Filiaba: Vem em vibração ou fundamento com Omulú. Oyá Semi: Vem em vibração ou fundamento com Obaluaiê. Oyá Sire: Vem em vibração ou fundamento com Ossãe e Xangô (Airá).
Búfalo
Iansã Biniká - A senhora do vento quente, ligada a Oxumare e Omolu. Iansã Olokere Olokuerê – ligada a Ogun, Odé, guerreira e caçadora. Iansã de culto Igbalé: Iansãs que se vestem de Branco. Iansã Tanan ou Furé-Igbalé, a que recebe no portal os mortos/eguns/veste branco e mariwo, ligada a Oxalá e Nanã ao bambuzal.
Marinheiro - Rum, aguardente, Pinga, cerveja branca e vinho. Boiadeiro - Aguardente, pinga e cerveja. Cigano - Vinho, Cidra, licor geralmente bebem mais destilados doces.
nas cores azul e branca, para Iemanjá. VELA NA COR AMARELA: IANSÃ. com os objetivos do trabalho. VELA NA COR MARROM: XANGÔ.
Quarta-feira: Xangô, Iansã, Obá. Xangô é um dos orixás mais poderosos, deus do raio, do fogo, do trovão.
Acender velas, tomar banhos de descarrego, defumar a casa e fazer oferendas regulares para os orixás e entidades que nos protegem proporciona mais sorte na vida, no amor, no trabalho, mais saúde, etc.