Neurônios receptores ou sensitivos (aferentes): são os que recebem estímulos sensoriais e conduzem o impulso nervoso ao sistema nervoso central. Neurônios motores ou efetuadores (eferentes): transmitem os impulsos motores (respostas ao estímulo).
Tais tecidos são compostos pelos neurônios e células da glia. As células do sistema nervoso dividem-se em: Neurônios – os quais são responsáveis pelas funções receptivas. Células da Glia ou Neuróglia – as quais são responsáveis pela sustentação e pela proteção dos neurónios.
Cite os três principais níveis funcionais do sistema nervoso central. Explique o funcionamento desses níveis (Medula espinhal, Subcortical e Cortical).
É o órgão mais importante do sistema nervoso. Considerado o órgão mais volumoso, pois ocupa a maior parte do encéfalo, o cérebro está dividido em duas partes simétricas: o hemisfério direito e o hemisfério esquerdo.
Gengibre. Além de ser um alimento termogênico (ou seja, que ajuda o metabolismo a trabalhar mais rápido), o gengibre contém gingerol, um ativo que estimula o sistema nervoso central. O resultado? O composto ajuda você a ficar mais alerta, estimula o raciocínio e melhora a concentração.