A eletrólise da água consiste na decomposição dessa substância por meio de corrente elétrica e do acréscimo de um eletrólito.
A oxidação de compostos orgânicos é uma reação muito útil no processo de tratamento de efluentes (esgotos). ... O processo de oxidação da matéria orgânica tem início no momento em que as bactérias reagem com OD (oxigênio dissolvido na água). A reação tem como produto moléculas mais simples (CO2, H2O).
Paulo Sérgio Santos, do Instituto de Química da USP, responde: "Sim. A partir de uma mistura dos gases hidrogênio e oxigênio, e na presença de uma catalisador ou de uma descarga elétrica, produz-se uma reação explosiva e altamente energética, cujo produto final é vapor de água.
Um relâmpago quebra a estabilidade das moléculas e dispara o início da reação. A combinação das moléculas libera calor, que faz a reação continuar. Hidrogênio e oxigênio se unem criando vapor d'água.
Quando hidrogênio reage com oxigênio para formar água, verifica-se que: 2 H2 + O2 → 2 - Brainly.com.br.
O hidrogênio é produzido industrialmente a partir da reforma a vapor, que utiliza combustíveis fósseis, como gás natural, petróleo ou carvão. O conteúdo energético do hidrogênio produzido é menor que o conteúdo energético do combustível original, sendo que parte dele é perdida como calor excessivo durante a produção.
A produção do hidrogênio se dá normalmente pela extração de combustíveis fósseis através de um processo químico. O hidrogênio também pode ser extraído da água via produção biológica, através de um biorreator de algas ou usando eletricidade (eletrólise), calor (termólise), ou ainda quimicamente (reação redox).
Atualmente o método utilizado para produzir hidrogênio é a partir da reforma a vapor do metano e de outros hidrocarbonetos, no entanto este método processa-se a altas temperaturas, requerendo grandes energias, além disso o metano é considerado um combustível de fonte não renovável.
O método mais comum de preparação de hidrogênio em laboratório é a reação de ácidos diluídos com metais ou de um álcali com alumínio. No estado natural e sob condições normais, o hidrogênio é um gás incolor, inodoro e insípido.
O sulfeto de hidrogênio é produzido pela decomposição microbiana de materiais orgânicos na ausência de oxigênio. A geração de H2S pode ocorrer em reservatórios de petróleo, estações de tratamento de efluentes e esgotos, para citar apenas alguns exemplos.
Segundo o Escritório de Eficiência Energética e Energia Renovável, 95% de todo o hidrogênio produzido vêm do gás natural. Mas também é possível produzi-lo a partir da eletrólise. Neste caso, dois eletrodos (um tipo de barra de metal) ligados a uma fonte de energia são inseridos em um recipiente com água.