O movimento artístico que chamamos “Renascimento” nasceu na Itália, em Florença, nas primeiras décadas do século XV. ... Além de reviver a antiga cultura greco-romana, ocorreram nesse período muitos progressos e incontáveis realizações no campo das artes, da literatura e das ciências, que superaram a herança clássica.
A arte renascentista possuía características como: natureza e homem como centro das preocupações, utilização do chiaroscuro, perspectiva e proporcionalidade no intuito de produzir obras com rigor científico, representação das emoções do ser humano, racionalidade e idealização da harmonia e da beleza (arte greco-romana) ...
Durante o século XIV ocorreu o Renascimento Cultural e Artístico nas cidades italianas, movimento inspirado na Antiguidade Clássica (Grécia e Roma). ... O Renascimento modificou as formas de produção das artes. Na Idade Média valorizavam-se obras religiosas, geralmente abordadas em um plano (reto).
A arte do Renascimento se caracterizou pela influência greco-romana e por perceber a arte como reflexo da natureza e com o homem como foco central. A principal inovação na arquitetura foi parar com as construções gigantescas e começar construções com tamanhos mais humanos.
Chama-se Renascimento Científico o período de desenvolvimento da ciência que ocorreu durante os séculos XV e XVI. ... A partir deste saber, dos estudos e descobertas de alguns cientistas, esse período possibilitou o avanço de diversos campos do conhecimento que, mais tarde, inauguraria a Ciência Moderna.
Dentre os legados do Renascimento estão a renovação das áreas de estudo da filosofia e das artes, bem como também da ciência. Influências no mundo artístico são visíveis, basta analisarmos as obras de Michelangelo, Leonardo e Dante, por exemplo.
Considera-se, como legado do Renascimento nas configuração artísticas atuais, as ideias humanistas em contraposição ao teocentrismo, a produção artística por meio do racionalismo científico com rigor matemático e geométrico, certa crítica à sociedade de privilégios da época, que também se reflete hoje, e a valorização ...
Sob a influência das ideias humanistas, o Renascimento floresceu na Europa ocidental. De modo geral, eram localidades em que o comércio fez surgir uma burguesia rica, que se dispôs a financiar a produção artística e intelectual da época. ...
a) No processo de formação do mundo moderno (XII-XVII), o Renascimento introduziu algumas importantes transformações, que incidiram sobre a concepção de mundo dos homens daquela época. Colocou no centro de suas preocupações o homem, o que ficaria conhecido como antropocentrismo.
Resposta: O teatro renascentista foi aquele produzido durante o período do Renascimento, que teve início na Itália no século XV. Diferente do teatro medieval, que possuíam um caráter mais religioso, o teatro renascentista apostou no teatro popular de caráter cômico e burlesco e na exploração de variados temas.
A Europa, nos séculos XV e XVI, despertou para um mundo novo, valorizando a vida e o Homem. Os novos valores – o individualismo, o espírito crítico, a curiosidade científica - vão gerar uma nova mentalidade, fundamentada na valorização do Homem.
O Renascimento foi o primeiro grande movimento artístico, científico, literário e filosófico da modernidade. O que foi o Renascimento? O Renascimento foi um importante movimento de ordem artística, cultural e científica que se deflagrou na passagem da Idade Média para a Moderna.
Os Mecenas Esses benfeitores, amantes e protetores das letras e das artes que praticavam o Mecenato, foram essenciais para o desenvolvimento da cultura renascentista. Essas ações eram bem vistas pela sociedade e com o tempo, eles adquiriam grande prestígio.
Na Idade Moderna, os laços dessa estrutura de dependência e fidelidade romperam-se, abrindo espaço para que o indivíduo pudesse emergir. Em contraposição à mentalidade cristã medieval, os tempos modernos formularam um modelo de homem, caracterizado pela ambição, pelo individualismo, e pela competitividade.
Nesse período as nações europeias formaram grandes impérios coloniais ao redor do mundo, exploraram e colonizaram o continente americano. A História Moderna abrigou um forte desenvolvimento artístico-científico, o crescimento da burocracia e o renascimento cultural e comercial.
Resposta. Resposta: Idade Moderna é o período histórico em que as monarquias europeias constituíram-se e fortaleceram-se, expandindo seu poder para os cinco continentes do mundo. Com as grandes navegações iniciadas no século XV, as diversas partes do planeta começaram a se integrar nessa época.
Politicamente a Idade Moderna ficou caracterizada principalmente pela criação dos Estados Nacionais na Europa. Foi nesse processo que surgiram as monarquias nacionais, criando estruturas políticas e administrativas centralizadas, em contraste à descentralização predominante na Idade Média.
Resposta: As Grandes navegações, O Renascimento e A Reforma Religiosa. A História Moderna é o período da história que compreende a Idade Moderna. Esse momento da História do Ocidente se inicia no final da Idade Média e se estende até a Idade Contemporânea, no século XVIII.
O trabalho na idade moderna começou a ser mais do que apenas uma prática de sustento e, após a valorização da pobreza e abdicação de bens materiais instituída pela Igreja Católica, a modernidade e o pensamento calvinista passou a valorizar a prosperidade econômica.
Trata-se de estudar as relações entre corpo, cultura e sociedade descortinando a temática do corpo como norteadora da ação do homem no mundo. A sociedade caracterizada pelos condicionamentos capitalistas aplica um corporicídio transformando o corpo em fonte de exploração do mercado, da mídia, da estética, da saúde.
Obsessão pelo corpo perfeito pode provocar transtornos...