O processo de globalização é um fenômeno do modelo econômico capitalista, o qual consiste na mundialização do espaço geográfico por meio da interligação econômica, política, social e cultural em âmbito planetário.
As principais conseqüências da globalização são a integração e a interdependência econômica cada vez maiores entre países, regiões e continentes. ... Outro efeito da globalização é o aumento da concorrência entre empresas em nível nacional e internacional.
A globalização é um fenômeno moderno que surgiu com a evolução dos novos meios de comunicação, cada vez mais rápidos e mais eficazes. ... Esta globalização serve para os mais fracos se equipararem aos mais fortes, pois tudo se consegue adquirir através desta grande autoestrada informacional do mundo que é a Internet.
Há uma grande disparidade econômica, tecnológica e social entre os países do planeta, ao longo do tempo o processo de globalização tem contribuído de maneira direta para o aumento em massa da pobreza, excluindo um número cada vez maior de pessoas. ...
Podemos notá-la em nosso dia a dia através de pequenos detalhes como o uso constante das tecnologias que nos cerca, da moda que usamos através de influências européias e etc.
A globalização não beneficia a todos de maneira uniforme. Uns ganham muito, outros ganham menos, outros perdem. Na prática exigem menores custos de produção e maior tecnologia. ... É um drama nacional dos países mais pobres, que perdem com a desvalorização das matérias-primas que exportam e o atraso tecnológico.
Resposta. resposta: o modelo de globalização que vigora tem desencadeado resultados trágicos a maioria da população mundial. Uma das principais consequências desse processo são as desigualdades entre os países, visto que as diferenças vêm crescendo de forma significativa.
Resposta. A globalização é um fenômeno gerado pela necessidade de barateamento em produções, logo beneficia países que possuem uma linha produtiva, ou seja, os países capitalistas. Então pode-se dizer que os maiores beneficiados são os países capitalistas com melhor desenvolvimento industrial. Os países ricos.
A globalização certamente favorece os países que são ricos. Estes têm grande ganho com a globalização em decorrência da existência de bancos que são abertos, de empresas, capitais e grandes companhias que promovem a existência de um grande monopólio comercial, reduzindo assim as concorrências existentes.
Aspectos positivos Mercados mais competitivos e inflação bem controlada; Maior fluxo de capitais e investimentos entre os países; Maior desenvolvimento tecnológico; No aspecto social, a globalização permitiu o encontro entre diferentes culturas e o desenvolvimento de setores, como o do turismo.
O que você acha? A globalização ameaça ou estimula o crescimento de países emergentes como Brasil? A globalização só favorece os imperialistas. Os pobres e emergentes ela engole.
A ideologia da globalização se tornou uma forma de pensamento difuso, interiorizada no senso comum, pelo fato de se alimentar da percepção, superficialmente amalgamada, de uma série de fenômenos reais: o progresso espetacular das comunicações (Internet, sobretudo), a expansão do comércio e das operações monetárias e ...
Globalização é um conjunto de transformações na ordem política e econômica mundial visíveis desde o final do século XX. Trata-se de um fenômeno que criou pontos em comum na vertente econômica, social, cultural e política, e que consequentemente tornou o mundo interligado, uma Aldeia Global.
Globalização é o conjunto de transformações econômicas e políticas que vem acontecendo nas últimas décadas. ... É um processo de integração social, política e econômica entre os países e as pessoas do mundo todo, em que os governos e as empresas trocam ideias.