A consciência fonológica na alfabetização exige que seja pensada de forma que vise a contribuir com o aprendizado da criança de maneira satisfatória. Isso significa que os educadores devem apostar no caráter lúdico das atividades, pois somente dessa maneira os pequenos podem aprimorar essas habilidades.
As atividades que estimulam a consciência fonológica
Especialistas afirmam que a habilidade mais importante para a alfabetização é o desenvolvimento da consciência fonológica, ou seja, a capacidade de reconhecer os sons individuais que compõem as palavras. ... Portanto, ao invés de lhe ensinar os nomes das letras do alfabeto, é melhor ensinar os sons de cada uma.
Enquanto a consciência fonêmica diz respeito à habilidade de conscientemente manipular sons individuais ou fonemas que compõem uma palavra, a consciência fonológica diz respeito à habilidade de conscientemente manipular não apenas os sons individuais, mas também as sílabas, as partes das sílabas (rimar) e as palavras.
O processamento fonológico certamente é necessário no desenvolvimento da leitura e da escrita, deve ser estimulado já na pré escola, avaliado em suspeitas de dificuldade de aprendizagem e trabalhado se seu desenvolvimento não estiver ocorrendo.
A consciência fonêmica é importante, pois é uma habilidade fundamental para o aprendizado da leitura e da escrita. Alunos com boa consciência fonológica provavelmente se tornarão bons leitores, mas alunos com habilidades fonológicas fracas provavelmente se tornarão maus leitores.
Além de aumentar o conhecimento, o hábito da leitura aprimora o vocabulário e ajuda na construção textual. ... Um ato de grande importância para a aprendizagem do ser humano, a leitura, além de favorecer o aprendizado de conteúdos específicos, aprimora a escrita.
A Fonêmica é a área da Linguística que busca estabelecer as relações entre fonemas e alofones e teve como formulação inicial propor um método para converter a fala em sistemas de escrita.
Enquanto a consciência fonêmica diz respeito à habilidade de conscientemente manipular sons individuais ou fonemas que compõem uma palavra, a consciência fonológica diz respeito à habilidade de conscientemente manipular não apenas os sons individuais, mas também as sílabas, as partes das sílabas (rimar) e as palavras.
A língua portuguesa tem 12 fonemas vocálicos e 19 fonemas consonantais....Dígrafos e fonemas - Tabela com sons da língua portuguesa.
Resposta. Explicação: Para conseguirem ligar as palavras escritas aos sons e para compreenderem a lógica de um alfabeto, as crianças têm de ter consciência de que as palavras faladas são compostas por sons individuais.
Resposta. A consciência fonêmica é importante, pois é uma habilidade fundamental para o aprendizado da leitura e da escrita. Alunos com boa consciência fonológica provavelmente se tornarão bons leitores, mas alunos com habilidades fonológicas fracas provavelmente se tornarão maus leitores.
Qual destes é um exemplo de uma intervenção eficaz na decodificação de palavras? Ensino explícito de estratégias de compreensão, como por exemplo, utilização de organizadores gráficos. Ensino explícito e sistemático de correspondências letras-sons e de sons relativos a padrões de letras usuais.
A decodificação é o processo no qual o leitor transforma as retas e curvas que compõem as letras em sons oralizados ou numa imagem mental do som. Essa operação seria simples se cada letra fosse pronunciada sempre da mesma forma.
A importância da prosódia na compreensão de texto reside nos sinais gráficos e interjeições da escrita que fornecem ao leitor pistas meta-comunicacionais de grande relevância para a compreensão do texto. ... Erros comuns de prosódia transformam palavras oxítonas em paroxítonas ou proparoxítonas em paroxítonas.
Imergir os alunos em textos, para automatizar o reconhecimento de palavras e a fluência na leitura. ... O aprendizado da leitura deve ser baseado no reconhecimento das palavras e fluência. Para atingir esse objetivo, o professor deve passar diferentes textos aos seus alunos.
Estratégias de Leitura
Duke e Pearson (2002) identificaram seis tipos de estratégias de leitura que as pesquisas realizadas têm sugerido como auxiliares no processo de compreensão, a saber: predição, pensar em voz alta, estrutura do texto, representação visual do texto, resumo e questionamento.