Na língua portuguesa, mindfulness pode ser interpretada como consciência, vigilância, foco, atenção e também é conhecida como “atenção plena”. ... Jon Kabat-Zinn, o que define esse ato é “prestar atenção de propósito, no momento presente, sem julgamentos, como se sua vida dependesse disso”.
O Mindfulness (ou "Atenção Plena") é uma técnica de desenvolvimento pessoal para atingir um estado de presença e consciência intencional do corpo e da mente. Com a técnica de Mindfulness, a pessoa se torna mais ciente de suas emoções, pensamentos e sensações físicas no momento presente e sem julgamento.
A sua origem remonta às práticas budistas com mais de 2500 anos. Em 1979, o mindfulness começou a ser usado como prática terapêutica pelo médico Jon Kabat-Zinn e, em 2001, Mark Williams, John Teasdale e Zindel V. Segal desenvolveram uma terapia cognitiva com base no mindfulness [Mindfulness-Based Therapy – MBCT].
Entenda mais a respeito. Atenção plena, também chamada de mindfulness, é uma prática que consiste em direcionar toda a atenção para o momento presente. Assim, torna-se possível se concentrar apenas na experiência que se está vivendo, deixando que os pensamentos fluam naturalmente sem julgamentos.
Esta técnica pode realizar-se da seguinte forma:
Mindfulness é a prática de estar ciente de seu próprio corpo, mente, sentimentos e pensamentos para criar um estado de paz e tranquilidade. ... Não importa o quão longe nossa mente consiga se afastar, a atenção plena ajuda a nos encaminhar de volta para onde estamos e o que estamos fazendo e sentindo.
É o estado de conhecimento de suas atitudes e pensamentos voltados para o que lhe acontece em um determinado instante.
Nesse estado, o indivíduo se concentra em si mesmo, nas suas ações e sentimentos do momento, sem outros pensamentos sobre o futuro. Assim, ele consegue diminuir a ansiedade e melhorar a absorção de informação pelo cérebro para encarar os desafios do presente.
Ao meditar, nosso corpo acessa um estado de relaxamento e auto-contemplação ao qual não estamos acostumados. ... Corpo e mente estão intimamente conectados. Se você expande sua mente pela meditação, é normal que seu corpo manifeste sensações inesperadas.
Apesar de ser mais facilmente praticada em aulas e locais próprios, com um instrutor, a meditação também pode ser feita em outros ambientes como em casa ou no trabalho, por exemplo. Para aprender a meditar sozinho, é necessário praticar diariamente as técnicas por 5 a 20 minutos, 1 ou 2 vezes ao dia.
A ansiedade é um dos indicativos para a tensão que você sente, assim como o stress também. ... Tensão e dificuldade para relaxar podem sim descrever um quadro de ansiedade, principalmente se estiverem relacionados a outros sintomas que venham causando desconforto e que persistem já há certo tempo.