10 Gigabits por segundo
O cabo de ethernet CAT6 consegue suportar até 1Gbps a uma frequência de 250Mhz a uma distância de 100m. ... Os cabos CAT6 possuem uma grossura maior em comparação aos CAT5E, pois além da presença dos 4 pares de fios trançados, há uma estrutura de plástico em forma de "X" que divide os pares de fios.
O nível de interferência é consideravelmente baixo e em alguns casos o padrão pode suportar velocidades de até 10 Gigabits. Em uma rede doméstica dificilmente você vai usar todo o potencial, de forma que ela só tem alguma utilidade em locais onde a distância de cabeamento seja superior a 10 metros.
O cabeamento de categoria 5, também conhecido como Cat5, é um tipo mais antigo de cabeamento de rede. Os cabos Cat5 foram feitos para suportar velocidades teóricas de 10Mbps e 100Mbps. Você pode conseguir velocidades maiores em um cabo Cat5, especialmente se o cabo for mais curto, porém, nem sempre é possível.
A diafonia (ou Crosstalk) é a medida da interferência elétrica gerada em par trançado pelo sinal que está trafegando em um par trançado adjacente dentro do mesmo cabo. Até a criação dos atuais padrões ANSI/EIA/TIA não existia qualquer tipo de padronização nas instalações de sistema de cabeamento estruturado.