O Plano Individual de Atendimento (PIA) é um instrumento que norteia as ações a serem realizadas para viabilizar a proteção integral, a reinserção familiar e comunitária e a autonomia de crianças, adolescentes afastados dos cuidados parentais e sob proteção de serviços de acolhimento.
O plano de ação para atendimento ao cliente precisa especificar quem são os colaboradores atuantes em cada função, quais atividades serão realizadas e que estratégias serão aplicadas.
O plano de desenvolvimento individual do aluno deve ser elaborado no início de cada ano letivo e contar com a participação dos professores, dos pais e da equipe responsável pela gestão escolar. Os documentos são trabalhados a partir da coleta de dados e avaliação prévia dos perfis dos discentes.
Basicamente a construção do PEI consiste em 4 etapas:
Por isso, é um recurso pedagógico voltado para as necessidades individuais do aluno. Mas, para o PEI ser efetivo é necessário que seja elaborado de forma colaborativa com professores, coordenadores pedagógicos, pais e profissionais de educação que fazem o acompanhamento da criança na escola.
O PEI, ou o Novo Modelo de Escola de Tempo Integral, está presente em 308 escolas. A jornada dos estudantes é de até nove horas e meia, incluindo três refeições diárias. Na matriz curricular, os alunos têm orientação de estudos, preparação para o mundo do trabalho e auxílio na elaboração de um projeto de vida.
O período integral é um tempo dedicado às atividades extraclasse, que contribuem para o desenvolvimento intelectual e social das crianças, além de despertarem seu interesse para diferentes áreas. Com isso, os alunos desenvolvem mais atenção às disciplinas que cursam no horário regular.
O professor de Educação Infantil-PEI tem o papel de ensinar e desenvolver os pequeninos e prepara-los para as próximas etapas estudantis. Saiba o que faz, quanto ganha e como ser. O professor sempre exerceu um papel muito importante na vida de todos nós.
O Plano Educacional Individualizado (PEI) é um instrumento norteador da inclusão de alunos com deficiências, utilizado em diversos países. Trata-se de uma proposta pedagógica compartilhada de ações entre gestores, professores, profissionais especializados e pais, para a aprendizagem do aluno.
É o chamado PDI (Plano de Desenvolvimento Individual) ou em alguns outros lugares eles chamam de PEI (Plano Educacional Individualizado). O que vem a ser isso? É uma forma de colocar para aquele aluno específico um planejamento educacional de acordo com as necessidades dele, em razão da sua deficiência.
Em Guaporé (RS), no ano de 2009, foi implantado o Plano Educacional Individualizado (PEI) – instrumento que propõe planejar e acompanhar o desenvolvimento de estudantes com deficiência, transtornos do espectro autista (TEA) e altas habilidades/superdotação por meio de seis áreas de habilidades: acadêmicas, da vida ...
No ensino individualizado, o aluno estuda de acordo com seu ritmo, e os professores ensinam em conformidade com as necessidades de cada um. Trata-se de um formato educacional que otimiza consideravelmente o processo de aprendizagem dos estudantes, sendo, para isso, fundamental a participação da família.
O método Lancaster, também conhecido como Ensino Mútuo ou Monitorial, teve como objetivo ensinar um maior número de alunos, usando pouco recurso, em pouco tempo e com qualidade. Foi criado por Joseph Lancaster, quaker inglês, influenciado pelo trabalho do pastor anglicano Andrew Bell.
O principal objetivo do método de ensino socializado é o trabalho em grupo, visando à interação social e mental que advém dessa forma de trabalhar. Por essa metodologia, a preocupação maior está na integração do educando ao meio social, além da necessária troca de experiências tanto em níveis cognitivos como afetivos.
Estudar sozinho é seguir o próprio ritmo. ... Concluído o alicerce – o estudo individual –, é hora de construir os pilares, com o estudo em grupo. Essa é a oportunidade de consolidar os conhecimentos adquiridos individualmente e de dirimir as dúvidas remanescentes.
O estudo dirigido (e sua variável de recuperação da aprendizagem, a tarefa dirigida) é uma técnica de ensino que tem por objetivo guiar e estimular o aluno para o estudo individual e para o pensamento reflexivo.
O roteiro de um estudo dirigido pode ser um capítulo de livro, um artigo ou um texto didático, facilitando, dessa forma, que o estudante explore lendo, compreendendo, interpretando, analisando, comparando, aplicando, avaliando e elaborando.
A pesquisa dirigida é fundamental neste processo, uma vez que permite aos alunos compreender o conteúdo das aulas a partir de etapas pré- definidas que visam a pesquisa como ponto de partida. ... Pesquisa-se para conhecer o que ainda não se conhece e comunica-se ou anuncia-se a novidade.
O estudo dirigido é uma das possibilidades de gestão da aprendizagem que focaliza as competências (conhecimentos, habilidades e atitudes) dos estudantes para a compreensão, análise crítica e desenvolvimento de atividades, projetos e ações que visam explorar de diversas formas e por vários ângulos o conteúdo que está ...