História conta quem veio primeiro. A relação entre Grécia e Roma é mais antiga do que o próprio nascimento dos mitos: há relatos de contato desde o século 12 a. C. Isso fez com que muitas tradições se misturassem ao longo de todo esse tempo.
O império romano dominou a Grécia após a invasão de Cartago, com as guerras púnicas. A conquista do espaço grego se consolidou após Roma conquistar todo o território dos macedônicos. Com a dominação romana, a Grécia torna-se um lugar de preservação da cultura clássica.
As principais diferenças entre a tragédia grega e o Teatro da idade média começam pelo fato de que o teatro da Idade Média não possuía roteiro escrito, sendo realizado de forma totalmente oral. Além disso, as encenações não possuíam tom dramático e nem mesmo a comédia, que era vigente na tradição greco-romana.
A diferença mais notória entre um anfiteatro e um teatro romano clássico, é que ao anfiteatro é de forma circular ou ovalada, enquanto o teatro é semicircular. ...
As principais características do teatro romano derivam em princípio das do teatro grego, uma vez que a própria arquitetura romana deriva diretamente da arquitetura grega do período helenístico. Os primeiros teatros eram construídos em madeira. ... Uma lei impedia a construção de teatros permanentes.
Teatro de Pompeu
– Mimo: peças cômicas e burlescas da vida cotidiana, as vezes de caráter imoral, com críticas sociais e políticas. – Pantomina: imitação ao estilo do mimo, onde as fisionomias e os gestos substituíam as palavras. – Atelana: farsas com tipos tradicionais como o avarento, o guloso, o lobo, etc.
Os artistas itinerantes preservaram certos aspectos da arte dramática, mas foi a própria Igreja que preservou o teatro. É irônico que a Igreja, que havia fechado os teatros durante a queda e o fim do Império Romano, tenha sido uma das principais responsáveis por sua preservação durante a Idade Média.
Teatro, do grego θέατρον (théatron), é uma forma de arte em que um ator ou conjunto de atores, interpreta uma história ou atividades para o público em um determinado lugar. ... Também denomina-se teatro o edifício onde se desenvolve esta forma de arte, podendo também ser local de apresentações para a dança, recitais, etc.
A partir do Império Romano que sucedeu a civilização grega, o teatro entrou em declínio. Os romanos preferiam o circo o qual na época era voltado para lutas entre gladiadores e animais. ... A Igreja Católica, que detinha o poder, combatia o teatro, pois considerava pecado imitar o mundo criado por Deus.
Ao cabo do século XVIII, as mudanças na estrutura dramática da peças foram reflexo de acontecimentos históricos como a Revolução Industrial e a Revolução Francesa. Surgiram formas como o melodrama, que atendia ao gosto do grande público. Muitos teatros surgiram juntamente com esse grande público.
Muito provavelmente, os homens das cavernas desenvolveram gestos que se assemelhavam aos animais. Além disso, encenavam caçadas para contar aos seus pares como as situações ocorreram. Assim como a dança, a música e o desenho, a linguagem teatral também teve sua importância na época pré-histórica.
Misturando influências etruscas (influenciados pelos gregos) e de espécie de representações religiosas de caráter sério ou satírico itálicas (curiosamente de forma semelhante ao aparecimento do teatro grego), os romanos tinham uma forma embrionária de teatro quando entraram em contacto com a Grécia: esse contacto ...
Resposta: Plauto,Terêncio, Sêneca e Lívio.
Odeão: Na Grécia e Roma Antigas, pequeno anfiteatro coberto, usado especialmente para competições de música e poesia. Também significa sala de exibições teatrais, musicais etc.
Os temas e objetivos do teatro romano também se modificaram um pouco, com a valorização de mais entretenimento (como lutas de gladiadores e animais) e menos assuntos religiosos.
um dos principais espetáculos romanos era o uso de lutas entre pessoas e animais(mais precisamente leões) onde o vencedor ganhava dinheiro ou a liberdade se fosse um escravo. havia tbm outros como lutas entre pessoas onde o vencedor tinha o direito de cortar a cabeça do perdedor.
São exemplos de heranças culturais deixadas pelos gregos a pedagogia, a filosofia, a democracia e a concepção clássica de teatro. Foram os gregos, por exemplo, os "pais" da Comédia e da Tragédia, assim como foram eles que criaram - dentro da nossa cultura - os coros e inventaram os festivais religiosos com música.