O processo de avaliação geriátrica pela escala de Katz é dado para avaliar o estado funcional e Atividades Básicas da Vida Diária (ABVD), como banho, vestir, transferência, controle dos esfíncteres e alimentação, fatores que determinam a autonomia do idoso.
Actividades Instrumentais da Vida Diária (AIVD) Mobilidade; Alimentação; Higiene pessoal (banho, idas à casa de banho, controle de esfíncteres); Vestir, despir, calçar.
A avaliação da capacidade funcional (CF) dos idosos pode detectar possível risco de dependência futura, estabelecer níveis de morbidade de mortalidade, além de poder balizar intervenções direcionadas aos idosos.
A capacidade funcional foi avaliada por meio da escala Performance Status do Eastern Cooperative Oncology Group (PS-ECOG) e as atividades básicas de vida diárias, utilizando a escala de Katz (ABVD) e a escala de Lawton e Brody (AIVD).
Atividades como levantar da cama sem auxílio; preparar sua própria refeição; realizar o manejo financeiro; fazer compras e vestir-se sem auxílio, estão entre as atividades básicas e instrumentais de vida diária aferidas dentro da capacidade funcional do idoso.
O Índice de Katz é um dos instrumentos utilizados para avaliar as ABVD e foi criado por Sidney Katz, em 1963, para avaliar a capacidade funcional do indivíduo idoso 13. Katz S, Ford AB, Moskowitz RW, Jackson BA, Jaffe MW.
Conclusão: Encontrou-se que a Escala de Atividades Instrumentais de Vida Diária de Lawton e Brody, o Índice de Katz, o Questionário de Atividades Funcionais de Pfeffer, o DAD, o Índice de Barthel e o ADCS-ADL são os instrumentos mais utilizados na avaliação da funcionalidade de idosos com demência.
A avaliação da aptidão física funcional deve ser realizada em circuito, de forma a minimizar os efeitos da fadiga localizada. Após um período inicial de 8 a 10 minutos de aquecimento, devem ser formados pequenos grupos de 3 a 4 pessoas por estação.
Na AGA são avaliados os seguintes parâmetros: 1. Equilíbrio e mobilidade; 2. Função cognitiva; 3.
A avaliação investiga questões cognitivas e funcionais através de testes específicos como o Mini exame do estado mental, teste de fluência verbal, teste de equilíbrio (Time up and go), escala de depressão geriátrica, avaliação social, estado nutricional entre outros.
Avaliação global é a função que permite visualizar a avaliação dos alunos através de critérios pré-estabelecidos pela instituição.
Introdução:A avaliação física e funcional do idoso é uma ferramenta importante no processo para identificar o grau de autonomia, pode detectar possíveis riscos de dependência futura, apontar níveis de morbidade de mortalidade.
A Avaliação Multidimensional do Idoso inclui a investigação de vários aspectos tais como: físico , mental, funcional , social , ambiental e outros específicos. Em particular nesta fase do e-book será considerada a avaliação física , funcional, mental e algumas síndromes geriátricas.
A AGA é sempre multidimensional, frequentemente interdisciplinar e tem por objetivo determinar as deficiências e incapacidades apresentadas pelo idoso, objetivando o planejamento do cuidado e de acompanhamento a longo prazo.
Seja pelo grande uso de medicamentos ou pela maior sensibilidade às doses, os idosos são mais susceptíveis a desenvolverem efeitos colaterais de medicamentos como a xerostomia, a hipotensão postural, a retenção urinária, as confusões mentais e as alterações de marcha.
Com relação a fatores externos, os mais conhecidos por agredirem organismo e acelerarem o processo de envelhecimento são: poluição ambiental, fumo, álcool, exposição exagerado às radiações solares, etc.
A radiação ultravioleta, o excesso de consumo de álcool, o abuso de tabaco e a poluição ambiental, entre outros, são fatores que “aceleram” o trabalho do relógio biológico provocando o envelhecimento precoce.
O envelhecimento secundário é o envelhecimento resultante das interações das influências externas, e é variável entre indivíduos em meios diferentes. O envelhecimento secundário tem como característica o fato de decorrer de fatores culturais, geográficos e cronológicos (NETTO, 2002) [...]”.
As mudanças em comportamentos e atitudes dos idosos provêm de ação educativa que respeita os valores e crenças, compartilha os saberes dos idosos e propicia um espaço em que todos aprendam, ensinem e produzam novos conhecimentos ao levar em conta os aspectos do envelhecimento.
Envelhecimento saudável, dentro dessa nova ótica, passa a ser a resultante da interação multidimensional entre saúde física, saúde mental, independência na vida diária, integração social, suporte familiar e independência econômica.
As neuropatias ou neurites são as doenças que atingem o sistema nervoso periférico. As principais neuropatias que atingem a 3ª idade são as provocadas pelo diabetes e pela intoxicação pelo álcool. O herpes zoster produz uma neuropatia muito importante que também pode atingir o idoso: a neurite herpética.