EQST

O Que O Ndice De Katz?

O que é o Índice de Katz?

O processo de avaliação geriátrica pela escala de Katz é dado para avaliar o estado funcional e Atividades Básicas da Vida Diária (ABVD), como banho, vestir, transferência, controle dos esfíncteres e alimentação, fatores que determinam a autonomia do idoso.

São consideradas atividades instrumentais da vida diária?

Actividades Instrumentais da Vida Diária (AIVD) Mobilidade; Alimentação; Higiene pessoal (banho, idas à casa de banho, controle de esfíncteres); Vestir, despir, calçar.

Quais os principais objetivos da avaliação da capacidade funcional?

A avaliação da capacidade funcional (CF) dos idosos pode detectar possível risco de dependência futura, estabelecer níveis de morbidade de mortalidade, além de poder balizar intervenções direcionadas aos idosos.

Quais são os tipos de teste para avaliar a capacidade funcional?

A capacidade funcional foi avaliada por meio da escala Performance Status do Eastern Cooperative Oncology Group (PS-ECOG) e as atividades básicas de vida diárias, utilizando a escala de Katz (ABVD) e a escala de Lawton e Brody (AIVD).

O que deve ser considerado ao avaliar a capacidade funcional da pessoa idosa?

Atividades como levantar da cama sem auxílio; preparar sua própria refeição; realizar o manejo financeiro; fazer compras e vestir-se sem auxílio, estão entre as atividades básicas e instrumentais de vida diária aferidas dentro da capacidade funcional do idoso.

Como avaliar a capacidade funcional do idoso?

O Índice de Katz é um dos instrumentos utilizados para avaliar as ABVD e foi criado por Sidney Katz, em 1963, para avaliar a capacidade funcional do indivíduo idoso 13. Katz S, Ford AB, Moskowitz RW, Jackson BA, Jaffe MW.

Quais são instrumentos mais usados para fazer avaliação dos idosos?

Conclusão: Encontrou-se que a Escala de Atividades Instrumentais de Vida Diária de Lawton e Brody, o Índice de Katz, o Questionário de Atividades Funcionais de Pfeffer, o DAD, o Índice de Barthel e o ADCS-ADL são os instrumentos mais utilizados na avaliação da funcionalidade de idosos com demência.

Como fazer avaliação física em idosos?

A avaliação da aptidão física funcional deve ser realizada em circuito, de forma a minimizar os efeitos da fadiga localizada. Após um período inicial de 8 a 10 minutos de aquecimento, devem ser formados pequenos grupos de 3 a 4 pessoas por estação.

Quais os parâmetros avaliados na avaliação geriátrica ampla agá?

Na AGA são avaliados os seguintes parâmetros: 1. Equilíbrio e mobilidade; 2. Função cognitiva; 3.

Como ocorre a avaliação global no idoso?

A avaliação investiga questões cognitivas e funcionais através de testes específicos como o Mini exame do estado mental, teste de fluência verbal, teste de equilíbrio (Time up and go), escala de depressão geriátrica, avaliação social, estado nutricional entre outros.

O que é uma avaliação global?

Avaliação global é a função que permite visualizar a avaliação dos alunos através de critérios pré-estabelecidos pela instituição.

Por que é importante realizar a avaliação no idoso?

Introdução:A avaliação física e funcional do idoso é uma ferramenta importante no processo para identificar o grau de autonomia, pode detectar possíveis riscos de dependência futura, apontar níveis de morbidade de mortalidade.

O que é avaliação multidimensional do idoso?

A Avaliação Multidimensional do Idoso inclui a investigação de vários aspectos tais como: físico , mental, funcional , social , ambiental e outros específicos. Em particular nesta fase do e-book será considerada a avaliação física , funcional, mental e algumas síndromes geriátricas.

O que é avaliação geriátrica ampla agá?

A AGA é sempre multidimensional, frequentemente interdisciplinar e tem por objetivo determinar as deficiências e incapacidades apresentadas pelo idoso, objetivando o planejamento do cuidado e de acompanhamento a longo prazo.

São alguns efeitos colaterais de drogas em idosos?

Seja pelo grande uso de medicamentos ou pela maior sensibilidade às doses, os idosos são mais susceptíveis a desenvolverem efeitos colaterais de medicamentos como a xerostomia, a hipotensão postural, a retenção urinária, as confusões mentais e as alterações de marcha.

Quais os fatores determinantes do envelhecimento biológico?

Com relação a fatores externos, os mais conhecidos por agredirem organismo e acelerarem o processo de envelhecimento são: poluição ambiental, fumo, álcool, exposição exagerado às radiações solares, etc.

O que influencia o envelhecimento?

A radiação ultravioleta, o excesso de consumo de álcool, o abuso de tabaco e a poluição ambiental, entre outros, são fatores que “aceleram” o trabalho do relógio biológico provocando o envelhecimento precoce.

Que fatores influenciam o processo secundário de envelhecimento?

O envelhecimento secundário é o envelhecimento resultante das interações das influências externas, e é variável entre indivíduos em meios diferentes. O envelhecimento secundário tem como característica o fato de decorrer de fatores culturais, geográficos e cronológicos (NETTO, 2002) [...]”.

Como a educação pode influenciar no processo de envelhecimento do indivíduo?

As mudanças em comportamentos e atitudes dos idosos provêm de ação educativa que respeita os valores e crenças, compartilha os saberes dos idosos e propicia um espaço em que todos aprendam, ensinem e produzam novos conhecimentos ao levar em conta os aspectos do envelhecimento.

Quais são os fatores que resultam no envelhecimento saudável?

Envelhecimento saudável, dentro dessa nova ótica, passa a ser a resultante da interação multidimensional entre saúde física, saúde mental, independência na vida diária, integração social, suporte familiar e independência econômica.

Quais os fatores que contribuem para o envelhecimento do sistema nervoso?

As neuropatias ou neurites são as doenças que atingem o sistema nervoso periférico. As principais neuropatias que atingem a 3ª idade são as provocadas pelo diabetes e pela intoxicação pelo álcool. O herpes zoster produz uma neuropatia muito importante que também pode atingir o idoso: a neurite herpética.