Os cro-magnons foram uma população primitiva de Homo sapiens, seres humanos que viveram no Período Paleolítico Superior (entre 40 mil e 10 mil anos atrás, aproximadamente), na Europa. ... Os ossos humanos encontrados na camada superior tinham de 10 mil a 35 mil anos de idade.
Resposta: O nome CRO-MAGNON é do Francês ABRI DE CRO-MAGNON, onde ABRI quer dizer “cavidade, abrigo na rocha”, CRO é do Occitano “buraco, cavidade”, e MAGNON era o nome do proprietário do terreno onde foram encontrados restos humanos de grande antiguidade.
Os principais fósseis foram encontrados na França e na Espanha, mas também existem sítios arqueológicos em outras partes da Europa, Oriente Médio e do Norte da África, donde se supõe que tenham tido origem (embora a origem asiática não seja descartada).
De acordo com estudo publicado em julho de 2012 pela revista da Academia Americana de Ciências, a PNAS, a extinção dos neandertais teria sido originada mais pela migração do Homo Sapiens do que por efeitos climáticos.
Ancestrais humanos especiam-se dos ancestrais dos chimpanzés. O último ancestral em comum talvez seja o Sahelanthropus tchadensis. O mais antigo no ramo humano é o Orrorin tugenensis (Millennium Man, Quênia), com 6 milhões de anos.