Principal símbolo cultural e arquitetônico do Estado, o Teatro Amazonas, localizado no Largo de São Sebastião, no Centro de Manaus, mantém viva boa parte da história do ciclo da borracha, época áurea da capital amazonense. Inaugurado no dia 31 de dezembro de 1896, o Teatro surpreende e encanta pela imponência.
Inaugurado no dia 31 de dezembro de 1896, o Teatro surpreende e encanta pela imponência. Tombado como Patrimônio Histórico Nacional em 1966, o Teatro Amazonas preserva parte da arquitetura e decoração originais. O estilo arquitetônico é renascentista, com detalhes ecléticos.
O projeto de construção do Teatro Amazonas foi feito pelo deputado provincial Antônio José Fernandes Júnior e foi apresentado à Assembleia Provincial em 21 de maio de 1881. Venceu a licitação da obra o Gabinete Português de Engenharia e Arquitetura de Lisboa, representado pelo comerciante Antônio de Oliveira Braga.
Foram 17 anos de obras em meio a paralisações e finalmente a inauguração no dia 31 de dezembro de 1896. Há 115 anos o Teatro Amazonas esbanja prestígio entre os amantes da arte.
31 de dezembro de 1896
O Teatro Amazonas tem uma importância significativa na construção da identidade histórica de Manaus, pois resgata a memória do município e possibilita a tentativa de vislumbre de parte do cotidiano daqueles que construíram aquele monumento.
O Teatro Amazonas foi um dos teatros mais importantes do Brasil, construído no século XIX, e é um dos cartões postais da cidade de Manaus. ... O teatro simboliza o auge de Manaus durante o ciclo da borracha, que levou riqueza e transformações culturais ao norte do país, no século XIX.
Arquitetura do Renascimento
Teatro Olímpico
Teatro Municipal de Ouro Preto
Conheça cinco das peças de teatro mais famosas do mundo
Os mais belos teatros do mundo
O Teatro Amazonas, localizado no Largo São Sebastião, é considerado o teatro mais bonito do Brasil e o mais importante edifício histórico de Manaus, não somente pelo seu inestimável valor arquitetônico, mas principalmente pela sua importância histórica.
Teatros brasileiros: conheça os mais importantes e famosos
O teatro começou a existir a partir do século XV em diante. O gênero teatro popular recebe este nome justamente porque atingia todas as camadas da sociedade. Mas antigamente era feito de maneira bem diferente. Tudo era na base do improviso, com cenas ao ar livre, nas ruas e em espaços públicos.
O início da história do teatro no Brasil tem como referência as exibições teatrais idealizadas por padres jesuítas durante o século XVI. Um nome de grande importância para a origem do teatro brasileiro foi o padre José de Anchieta (1534-1597), considerado o primeiro dramaturgo do país.
Não se sabe ao certo qual foi a primeira peça teatral Especulações afirmam que o primeiro evento similar ao teatro data de 2.
A primeira companhia de atores João Caetano foi uma espécie de factótum do teatro brasileiro. Foi ensaiador, encenador e empresário, além de ator. Na época não era muito grande o número de atores letrados.
Foi anunciada nesta segunda-feira a descoberta do que seria o primeiro teatro onde foram encenadas as peças do escritor inglês William Shakespeare. O teatro construído em 1576 no bairro londrino de Shoreditch, teria sido o local da primeira encenação de peças clássicas como Romeu e Julieta e Hamlet.
A história do teatro teve início na Grécia Antiga, em torno do século VI a.C. Nessa época, eram realizados rituais em louvor ao deus mitológico Dionísio, divindade relacionada à fertilidade, vinho e diversão. Assim, o teatro surge nesse contexto e em consequência dessas festas.
Resposta: Datam do século XVI as primeiras manifestações de teatro no Brasil, ligadas aos jesuítas que, com fins de catequese, escreviam e apresentavam em colégios, praças e igrejas sobretudo autos, consagrados à vida de santos, entre os quais se destacariam os do padre José de Anchieta.
Téspis de Icária, segundo fontes da Grécia Antiga e, em especial, Aristóteles, foi a primeira pessoa a aparecer em um palco como ator, desempenhando um personagem em peça teatral.
O teatro teve sua origem no século VI a.C., na Grécia, surgindo das festas dionisíacas realizadas em homenagem ao deus Dionísio, deus do vinho, do teatro e da fertilidade. ... Este homem chamava-se Téspis, considerado o primeiro ator da história do teatro ocidental.
A história do teatro teve início na Grécia Antiga, em torno do século VI a.C. Nessa época, eram realizados rituais em louvor ao deus mitológico Dionísio, divindade relacionada à fertilidade, vinho e diversão. Assim, o teatro surge nesse contexto e em consequência dessas festas.
Os gêneros teatrais mais conhecidos são a comédia, a tragédia e a tragicomédia.