crossorigin="anonymous">
Com esses argumentos, isto é, analisando o jogo quanto à sua estrutura, Piaget classifica os jogos, em: de exercício (sensório-motores), simbólicos; e de regras, sem esquecer suas variedades.
Para Piaget (1978) observa ao longo do período infantil três sucessivos sistema de jogo: de exercício, simbólico e de regras.
A Straits Research fez então a curadoria de uma lista dos gêneros de jogos mais populares, confira o ranking baseado em dados de 2020:
Jogos de Exercício Sensório-Motor Sua finalidade é o próprio prazer do funcionamento, Estes exercícios consistem em repetição de gestos e movimentos simples como agitar os braços, sacudir objetos, emitir sons, caminhar, pular, correr, etc.
O Jogo na concepção de Piaget Cada etapa do desenvolvimento está relacionada a um tipo de atividade lúdica que se incide da mesma maneira para todos os indivíduos. Piaget reconhece três grandes tipos de estruturas mentais que aparecem ininterruptamente na evolução do brincar infantil: o exercício, o símbolo e a regra.
(NEGRINE, 1994, p. 4). Sendo assim, Piaget define jogos de exercício como podendo ser jogos de exercício de pensamento como jogos sensório-motores, sendo que ambos estão relacionados ao prazer funcional ou “à tomada de consciência de novos poderes” (XAVIER).
Piaget (1971) ressalta que o desenvolvimento da criança acontece através do lúdico, ela precisa brincar para crescer. ... É indispensável proporcionar às crianças atividades que promovam e estimulem seu desenvolvimento global, considerando os aspectos da linguagem, do cognitivo, afetivo, social e motor.
Vygotsky fala que o brinquedo ajudará a desenvolver uma diferenciação entre a ação e o significado. A criança, com o seu evoluir, passa a estabelecer relação entre o seu brincar e a idéia que se tem dele, deixando de ser dependente dos estímulos físicos, ou seja, do ambiente concreto que a rodeia.
Para Piaget citado por Kishimoto (1996), o brincar não recebe uma conceituação precisa, é uma ação assimiladora, aparece como forma de expressão da conduta, cheia de características metafóricas como espontaneidade, prazer, iguais às do romantismo e da biologia.
Vygotsky: aprendizado e desenvolvimento: um processo sócio-histórico. São Paulo: Scipione, 1997. ______. Jovens e adultos como sujeitos de conhecimento e aprendizagem.
As brincadeiras possuem o objetivo de socializar e interagir com o meio. É por meio delas que as crianças expõem sua criatividade, habilidade e imaginação. ... O ato de brincar promove nas crianças a auto percepção e é muito positivo para a socialização delas com as pessoas que estão ao seu redor.
Brincar é uma importante forma de comunicação, é por meio deste ato que a criança pode reproduzir o seu cotidiano. ... Neste contexto, o brincar na educação infantil proporciona a criança estabelecer regras constituídas por si e em grupo, contribuindo na integração do indivíduo na sociedade.
A cabra-cega é um jogo recreativo (uma brincadeira, no Brasil), em que um dos participantes, de olhos vendados, procura adivinhar e agarrar os outros. Aquele que for agarrado, passará a ficar com os olhos vendados. Hoje em dia é um jogo infantil, mas na Idade Média foi um passatempo palaciano.
O brincar de amarelinha propicia o desenvolvimento de muitas habilidades e em especial as da matemática: noções de números, medidas e geometria, contagem, sequência numérica, reconhecimento de algarismos, comparação de quantidades, além da avaliação de distância, avaliação de força, localização espacial, percepção ...
O momento da brincadeira é uma oportunidade de desenvolvimento para a criança. ... Através do jogo, a criança compreende o mundo à sua volta, aprende regras, testa habilidades físicas, como correr, pular, aprende a ganhar e perder. O brincar desenvolve também a aprendizagem da linguagem e a habilidade motora.
O mesmo ocorre na fronteira com São Paulo, nos pontos 87, 88 e 7A , onde há 30 anos foi documentada a variante cobra-cega, e no ponto 86, a variante cabra-cega.
Conhecida em toda a Europa, onde na França é conhecida como colin-maillard, em homenagem a um homem chamado Colin, que em luta medieval, ficou cego. Neste jogo não há um número certo de jogadores e o material necessário é apenas uma venda para tapar os olhos da pessoa que será a "cabra-cega".
Portanto, a cobra-cega não seria perigosa ou nunca foi considerada como tal. O que já se sabia é que elas secretam uma substância através da pele que as deixa mais viscosas e que também possuem grande concentração de glândulas de veneno na pele da cauda, como forma de defesa passiva de predadores.
Jeito de brincar Um participante é escolhido para ser a cobra-cega. Ele é vendado e rodado dez vezes. Depois, o pegador sai atrás do grupo. Quem for pego coloca a venda, e o jogo recomeça.
Por isso, as crianças divertiam-se com outras coisas: brincavam de amarelinha, esconde-esconde, passa-anel, gude, pião e cantigas de roda....Brincadeiras Antigas
A brincadeira Terra-Mar é classificada como um jogo de concentração, podem jogar inúmeros participantes, sem a necessidade de material. Somente precisa fazer uma linha no chão. Pegue o bastão é uma brincadeira cooperativa, pois necessita da ajuda do outro para chegar ao objetivo desejado.
CABRA-CEGA POR QUE A BRINCADEIRA É INDICADA PARA ESPAÇOS VAZIOS, NÃO MUITO AMPLOS? A REGRA DIZ QUE OS JOGADORES PODEM TENTAR CONFUNDIR O PEGADOR.
Regras do pega-pega Uma criança será o pegador, e as outras, os fugitivos. Quem a criança pegar, será o pegador da vez. Os participantes, combinam as regras no início, decidindo o número de pegadores.